1ª Jornada de valorização e Reconhecimento da Cultura Indígena terminou com sucesso

0
1384

Assessoria de Imprensa

A Fundação de Cultura em parceira com a Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, UEMS polo de Maracaju, através do curso de Pedagogia realizaram durante o mês de abril em comemoração ao dia do índio 1ª Jornada de valorização e reconhecimento da cultura indígena. Os encontros começaram no dia16 com apresentação de um documentário sobre a situação indígena no Estado e no Brasil.

Na sequência dia 23 teve a apresentação culturais indígena na escola João Pedro Fernandes, com o Rezo pelos índios Guarani Aladeia Sucuruy, depois apresentação de dança dos Terenas de Sidrolandia e encerrou com palestra.

O grande final da 1ª Jornada foi na noite desta sexta-feira (26), com o público lotando o Conviver a presidente da Fundação de Cultura Eni Aquino falou da importância das oficinas e do conhecimento adquirido sobre os povos indígenas irmãos de convivência diária. Professora Andréia Natalia coordenadora do curso, falou da importância da parceria com a Fundação e que o resultado foi positivo em todos os aspectos principalmente pela valorização dos povos indígenas. Na sexta feira foi a vez dos terenas da Aldeia de Miranda onde apresentaram seus trabalhos feitos em cerâmica e seus artesanatos explanados pelo academio Eduardo que é da etnia Terena. O evento também contou com os indígenas da Aldeia Sucuruy que fizeram a abertura com o Rezo.