Em ação direta Corpo de Bombeiros e Ação Jovem plantam Crotalária nas escolas

Na tarde desta sexta, 26, o Corpo de Bombeiros de Maracaju, em ação comandada pelo Major Congro, reuniu no quartel do Corpo de Bombeiros de Maracaju, jovens inscritos no Ação Jovem, junto com a coordenadora Josiane Braga, para uma ação direta, assim chamada pelo comandante.

A primeira atividade foi realizada pelos bombeiros no quartel, retirando objetos que pudessem juntar água parada.

Os jovens e também guarnição do Corpo de Bombeiros, receberam a missão de plantar em cada escola pública de Maracaju, estadual e municipal, sementes de Crotalária.

ação38

Uma das escolas visitadas, João Batista Lino Braga no Alto Maracaju

ação45

A direção da escola recepcionou os jovens e o Bombeiro Peterson

Congro, disse aos jovens que esta ação visa diminuir o número do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika, o Aedes Aegypti e com o plantio das sementes nas escolas, é uma forma de conscientização da população para o plantio dessa planta. “sendo a escola um local de grande concentração de crianças, nossa ação visa diminuir a incidência do mosquito nesses locais e consequentemente conscientizar as crianças para que fomentem o plantio dessa semente em suas casas”, disse aos participantes da ação, Major Congro.

Após a apresentação da ação, foram deslocados para cada escola um bombeiro, acompanhado de coordenadores e alunos do Ação Jovem, para plantar as sementes.

A planta

Crotalária Juncea (crotalaria junceae) é uma leguminosa tipicamente plantada após a retirada das produções em lavouras, um tipo de adubação verde.

ação02

Muda da Crotalária – Quartel do Corpo de Bombeiros – Maracaju

A Crotalária atrai a Libélula, um inseto predador do mosquito da dengue. Com o plantio da Crotalária no jardim ou quintal de casa, ou até no jardim da empresa, a Libélula, que busca colocar ovos em água parada, assim como o mosquito Aedes Aegypti, vai depositar seus ovos, essas larvas vão se alimentar das larvas do mosquito transmissor da dengue acabando com aquele foco. O mesmo acontece com a Libélula adulta, ela é predadora e se alimenta de pequenos insetos, o que inclui o Aedes Aegypti. Assim, quebra-se a cadeia reprodutora do mosquito da dengue. Fonte: Blog Plantei.

De acordo com pesquisadores esta é mais uma tentativa contra o mosquito, mas não existe ainda um estudo científico que comprove a eficácia deste manejo, no entanto, em algumas cidades do interior paulista os números de incidência da Dengue diminuíram significativamente.

Junto às sementes, acompanha um material distribuído pela Prefeitura de Maracaju com capsulas de sementes e informações sobre a planta.

Osmar Silva

Obs: para copiar as imagens, abra a galeria, clique com o botão direito na miniatura e salvar imagem como.