7 dicas para fazer um bom uso da mochila escolar

Ela tem jeito certo de ser carregada, peso máximo e seu conteúdo deve, sim, ser supervisionado pelos pais. Veja o que os especialistas dizem

Foto: Mochila

“Os pais devem conferir o que os filhos levam na mochila todos os dias”, aconselha o ortopedista Cláudio Santili

É só parar na porta de qualquer escola e observar a entrada e saída das crianças por cinco minutos, para perceber que muitas carregam mochilas de tamanho totalmente desproporcional à própria altura. Outras andam até curvadas para suportar o peso. 

Volta às Aulas Especial Volta às Aulas 
Confira reportagens especiais para ajudar seu filho a iniciar o ano letivo com o pé direito!
Muitas vezes, isso ocorre por que a criança não sabe arrumar a mochila antes de ir para a escola e acaba colocando coisas
desnecessárias, livros em demasia e até brinquedos. “Os pais devem conferir o que os filhos levam na mochila todos os dias”, aconselha o ortopedista Cláudio Santili, ex-presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa, de São Paulo. 

Não é só questão de ser um pai ou mãe antenados – olhar o que tem dentro da mala da criança é prezar pela saúde dela. “A mochila pesada, principalmente em quem está em fase de crescimento, pode provocar dores, alterações posturais e problemas na coluna lombar”, explica o ortopedista André Pedrinelli, da Universidade de São Paulo (USP). 

Muitas vezes, também, os próprios pais colocam coisas demais na mochila dos filhos. “Em geral, isso é bem comum entre os alunos menores. Os pais procuram suprir tudo o que o filho pode vir a precisar durante o período que estão fora de seu alcance direto”, avalia Marta Campos, coordenadora da Escola Viva, em São Paulo. 

Veja as principais dicas para acertar com a mochila:

Para ler, clique nos itens abaixo:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tire suas dúvidas sobre o uso da mochila escolar:

Para ler, clique nos itens abaixo:

1. O que é uma mochila pesada?
2. Há um jeito certo de carregar?
3. Mochila carrinho e de um ombro só: são mesmo vilãs?
4. A polêmica dos armários na escola: ter ou não ter?

Ter armários na escola para que os alunos guardem os livros e cadernos, levando para a casa apenas o material do estudo do dia e da tarefa, sem dúvida, resolveria esse problema da mochila pesada, diz o ortopedista André Pedrinelli. “Porém, em muitas escolas se torna inviável, devido a vários turnos e falta de espaço”, conta. 

A Escola Viva, em São Paulo, é uma exceção: oferece armários para os alunos do Ensino Fundamental 1, 2 e Ensino Médio. Mas, desde a Educação Infantil, as crianças se acostumam a guardar os pertences na escola, pois têm um cabide individual mais um escaninho na sala de aula, onde deixam o material, explica Marta Campos, coordenadora do Ensino Fundamental e Médio. 

“Além das inegáveis questões relacionadas à saúde, entendemos que, assim, o aluno tende a se organizar melhor. Esse espaço, para nós, é também um educador. Isso sem falar do aspecto da coletividade – assim como o aluno tem o armário individual, todos devem zelar pelo espaço de uso coletivo”, explica Marta. 

Além disso, para resolver a questão do peso, a Escola Viva também determina o tamanho da mochila dos alunos do Fundamental 1: “As mochilas devem, obrigatoriamente, caber no armário oferecido pela Escola. Isso resolve o problema da ordem e da adequação em relação ao volume do material que será transportado”, conta a coordenadora. 

O Colégio Bandeirantes, em São Paulo, também preocupado com a questão do peso da mochila, estuda alternativas para conseguir reduzi-lo. “O nosso Ensino Fundamental e Médio têm aproximadamente 3 mil alunos, o que inviabilizaria ter armários para todos os alunos. Em médio prazo, estudamos a possibilidade da utilização de novas tecnologias disponíveis, que eliminariam o material impresso e consequentemente o peso”, diz Vera Malato, coordenadora do Departamento de Orientação Educacional do Bandeirantes.

 

Para ler, clique nos itens abaixo:

http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/mochila-escolar-634906.shtml

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here