Alunos do Programa Agrinho de Maracaju participaram de viagem para visita técnica em SP

Elder Oliveira

Através da ação do Sindicato Rural de Maracaju em parceria com alguns produtores rurais do município, alunos do Programa Agrinho realizaram a primeira viagem para uma visita técnica em instituições importantes do setor agro no estado de São Paulo.

Participaram da viagem os alunos, professores, coordenadores e diretores  premiados do distrito de Vista Alegre, das escolas municipais Julio Muller e Ciro Aniz. A primeira parada dos alunos foi a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo – ESALQ, onde foram recebidos pelo vice-diretor Durval Dourado Neto. A Instituição é hoje a 5ª melhor do mundo em ciências agrárias e conta com restaurante universitário, casa do estudante universitário e diversos outros recursos que propiciam a permanência do estudante.

Outros destinos visitados pelo alunos de Maracaju foram a Fundação Shunji Nishimura, Escola SESI/SENAI Pompéia, e também a Fábrica da Jacto onde foram recebidos por Jorge Nishimura segunda geração, e por Alessandra Nishimura Terceira Geração, “O objetivo da viagem foi levar os  alunos, professores, coordenadores e diretores premiados no Agrinho MS para conhecer uma das melhores Universidade publica do país onde estudam pessoas de vários lugares do Brasil oriundas principalmente de escola publicas , o Sindicato Rural e Senar, através do Programa Agrinho visa levar conhecimento e troca de experiências aos alunos, deixando-os mais próximos do campo. E outro ponto forte da viagem foi a visita a  Jacto onde todos puderam acompanhar todo o processo de montagem dos implementos desta unidade.

Em seguida foi a vez de conhecer o método inovador de ensino utilizado na Fundação Nishimura desde o primeiro grau no Colegio Shunji Nishimura, segundo grau e ensino técnico Sesi Senai   e na graduação FATEC, método canadense de ensino a Aprendizagem Profunda (Profound Learning – técnica desenvolvida  por Thomas Rudmik  uma visão de ensino pautada na inovação e na criatividade onde o protagonista em sala de aula é o aluno. Com certeza uma metodologia que condiz com o século XXI onde conhecimento e tecnologia caminham lado a lado ”, disse a gerente do Sindicato Rural, Claudia Nogueira, que agradeceu a cada patrocinador  por investirem na educação e tornarem essa viagem possível  .

Para o produtor rural Arthemio Olegário de Souza Junior do Grupo Água Tirada, que foi um dos patrocinadores da viagem, o Programa Agrinho aproxima os alunos da realidade do campo, “e nós acreditamos que isso é de fundamental importância para a formação e desenvolvimento das nossas crianças, principalmente em Maracaju, onde o agro tem participação direta na economia do município, parabenizamos o Sindicato Rural, Senar/MS e todos os apoiadores desse brilhante trabalho”, disse.

A viagem com os alunos aconteceu dos dias 31/01 a 03/02/18

Patrocinadores:

Fazenda Agua Tirada; Sapé Agro; Agriseiva; Agropecuária Moraes Novaes; Fazenda Estrela, Tenório Cavalcante; Agropecuária Laudejá; Aloizio; Sérgio Zanket; Christiano Binz, Santa Sofia; Grupo JR Daniela Jallad; KRIJN WIELEMAKER.