Alunos do Programa Agrinho de Maracaju participaram de viagem para visita técnica em SP

0
512

Elder Oliveira

Através da ação do Sindicato Rural de Maracaju em parceria com alguns produtores rurais do município, alunos do Programa Agrinho realizaram a primeira viagem para uma visita técnica em instituições importantes do setor agro no estado de São Paulo.

Participaram da viagem os alunos, professores, coordenadores e diretores  premiados do distrito de Vista Alegre, das escolas municipais Julio Muller e Ciro Aniz. A primeira parada dos alunos foi a Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz”, Universidade de São Paulo – ESALQ, onde foram recebidos pelo vice-diretor Durval Dourado Neto. A Instituição é hoje a 5ª melhor do mundo em ciências agrárias e conta com restaurante universitário, casa do estudante universitário e diversos outros recursos que propiciam a permanência do estudante.

Outros destinos visitados pelo alunos de Maracaju foram a Fundação Shunji Nishimura, Escola SESI/SENAI Pompéia, e também a Fábrica da Jacto onde foram recebidos por Jorge Nishimura segunda geração, e por Alessandra Nishimura Terceira Geração, “O objetivo da viagem foi levar os  alunos, professores, coordenadores e diretores premiados no Agrinho MS para conhecer uma das melhores Universidade publica do país onde estudam pessoas de vários lugares do Brasil oriundas principalmente de escola publicas , o Sindicato Rural e Senar, através do Programa Agrinho visa levar conhecimento e troca de experiências aos alunos, deixando-os mais próximos do campo. E outro ponto forte da viagem foi a visita a  Jacto onde todos puderam acompanhar todo o processo de montagem dos implementos desta unidade.

Em seguida foi a vez de conhecer o método inovador de ensino utilizado na Fundação Nishimura desde o primeiro grau no Colegio Shunji Nishimura, segundo grau e ensino técnico Sesi Senai   e na graduação FATEC, método canadense de ensino a Aprendizagem Profunda (Profound Learning – técnica desenvolvida  por Thomas Rudmik  uma visão de ensino pautada na inovação e na criatividade onde o protagonista em sala de aula é o aluno. Com certeza uma metodologia que condiz com o século XXI onde conhecimento e tecnologia caminham lado a lado ”, disse a gerente do Sindicato Rural, Claudia Nogueira, que agradeceu a cada patrocinador  por investirem na educação e tornarem essa viagem possível  .

Para o produtor rural Arthemio Olegário de Souza Junior do Grupo Água Tirada, que foi um dos patrocinadores da viagem, o Programa Agrinho aproxima os alunos da realidade do campo, “e nós acreditamos que isso é de fundamental importância para a formação e desenvolvimento das nossas crianças, principalmente em Maracaju, onde o agro tem participação direta na economia do município, parabenizamos o Sindicato Rural, Senar/MS e todos os apoiadores desse brilhante trabalho”, disse.

A viagem com os alunos aconteceu dos dias 31/01 a 03/02/18

Patrocinadores:

Fazenda Agua Tirada; Sapé Agro; Agriseiva; Agropecuária Moraes Novaes; Fazenda Estrela, Tenório Cavalcante; Agropecuária Laudejá; Aloizio; Sérgio Zanket; Christiano Binz, Santa Sofia; Grupo JR Daniela Jallad; KRIJN WIELEMAKER.