Animais de MS vão disputar evento nacional que elege os destaques do ano da raça Quarto de Milha

0
449

Após a conquista das primeiras colocações no 10º Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha e o 10º Potro do Futuro, que aconteceram em Campo Grande, animais de Ponta Porã representarão Mato Grosso do Sul na Copa dos Campeões, um os principais eventos da raça Quarto de Milha no Brasil, que elege os grandes destaques do ano.

A competição acontece entre os dias 12 e 18 de outubro em Avaré (SP), no Parque de Exposições Dr. Fernando Cruz Pimentel. Na última edição, foram distribuídos R$ 850 mil em prêmios, somando 3,6 mil conjuntos inscritos.

Anualmente são esperados cerca de 2 mil animais destaque em competições como o Campeonato Nacional da Raça Quarto de Milha e o Potro do Futuro, realizados em Campo Grande (MS) neste ano. As provas contemplam em torno de 20 modalidades, incluindo apartação, laço comprido, três e cinco tambores, seis balizas e também julgamentos de conformação.

O criador Antônio Motta credenciou cinco de seus animais para as competições estaduais e quatro foram finalistas. Entre os dez melhores na Categoria Aberta Júnior, no Campeonato Nacional, a égua Lady Day Skippy garantiu o quarto lugar na competição. Já no Potro do Futuro, em que 12 cavalos se classificam para a final, o cavalo Cutters Rey DMFR encerrou a disputa na terceira colocação.

“Ter ido para as finais do Nacional e do Potro Futuro nos deixou bastante satisfeitos, mas nosso objetivo agora é levar nossos animais para cada vez mais competições de renome nacional e mostrar que temos genética e qualidade competitiva, somadas ao ótimo desempenho de nossos animais nos treinos”, detalha o proprietário do Haras Motta, Antônio Motta.

CLC e Potro Futuro

O evento é vitrine para os animais que obtém destaque e garantia de valorização. De acordo com a Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM) e o Circuito de Laço Comprido (CLC), entidades organizadoras, cerca 30 mil pessoas compareceram ao Parque do Peão, em Campo Grande/MS, de 6 a 9 de agosto.

A premiação aos melhores colocados somou R$ 150 mil, tendo como inscritos cerca de 250 competidores de vários estados do Brasil. O evento é um dos mais aguardados do ano, pois mobiliza o setor, estimula movimentação financeira e contribui para fortalecimento da raça Quarto de Milha.