Artigo:Três vantagens de se contratar um arquiteto

0
962

Thais Fernandes

A arquitetura é uma das profissões mais antigas que existem no mundo, porém, ainda se tem muitas dúvidas sobre quais atividades um arquiteto e urbanista está habilitado a realizar. Muitos pensam que o profissional apenas faz desenhos e plantas de casas, outros pensam que ele é responsável por só fazer decoração de ambientes. Mas a importância dele vai muito, além disso, e contrata-lo faz toda a diferença no processo de construção do projeto. Veremos agora algumas habilidades de um Arquiteto.

  • Habilidade técnica

O Arquiteto é o único profissional habilitado no âmbito técnico e legal para fazer projeto arquitetônico, que é imprescindível para a construção da sua casa. Além disso, ele possui uma formação singular que o torna capaz de aliar técnica e criatividade para criar ambientes com uma estética agradável, aliando conforto e funcionalidade em seus projetos, prezando pela sustentabilidade e responsabilidade ambiental.

  • Economia

É comum se ouvir falar de obras que começaram com um orçamento x e no final custaram o dobro do valor. O arquiteto e urbanista é imprescindível para que se poupe dinheiro em uma reforma ou construção, pois, ele vai elaborar um projeto correto e bem planejado além de auxiliar em todas as etapas do processo construtivo, ajudar nas compras e escolhas de materiais considerando sempre a relação custo x benefício e na quantidade correta, evitando assim desperdícios. Ter um arquiteto responsável pelo projeto equivale de 10% a 20% do valor total da construção, mas com certeza não é considerado um gasto e sim um investimento com retorno garantido, pois, um imóvel com projeto feito por um arquiteto e urbanista é muito mais valorizado.

  • Conforto

Atualmente, ao projetar e executar uma obra não basta somente pensar na parte estrutural e arquitetônica, as pessoas desejam ter conforto. O conjunto de requisitos necessários para atingir esse conforto denomina-se conforto ambiental. Sim, o conforto vai muito além de uma poltrona legal para sentar ou um sofá convidativo. E ele interfere na produtividade dos trabalhadores, nas vendas nos empreendimentos comerciais e na qualidade de vida geral das pessoas. O arquiteto possui os conhecimentos necessários para projetar espaços que gerem bem-estar a todos seus usuários, considerando os parâmetros do conforto ambiental. Dentro do conceito de conforto ambiental deve se atentar para o conforto: Térmico, Acústico, e Visual. Conforto térmico diz sobre a climatização de um ambiente, sobre quais atitudes devem ser tomadas para que a pessoa se sinta confortável com a temperatura do local. Conforto acústico trata-se da sonorização do ambiente, quais locais devem ser acusticamente isolados, como deve ser a percepção dos sons nas áreas sociais e íntimas de uma residência. E o conforto visual é sobre as sensações que o ambiente pode passar aos seus usuários, como as cores influenciam nossos sentidos, qual iluminação é adequada ao tipo de atividade que ocorre no local.

Essas são apenas algumas das inúmeras vantagens de se ter um arquiteto para fazer o seu projeto se realizar da melhor maneira possível. Então, se vai construir ou reformar procure um arquiteto e urbanista e desfrute dessas vantagens.

Serviço

Thais Fernandes, 24 anos, arquiteta e urbanista formada pela Universidade para o Desenvolvimento do Estado e da Região do Pantanal – Uniderp

Contato: (67) 9 8168-6141

Email: Thayfernandes.au@gmail.com