Aumento de alunos das escolas municipais mostra o crescimento do município

0
487

Assessoria de Imprensa

Um levantamento feito pela secretaria de Educação apontou que neste primeiro semestre de 2019, mais de 700 alunos novos procuram a rede municipal  de educação para matricula escolar. Outro dado levantado pela secretaria e que os alunos são oriundos de outros  municípios do Estado e de estados vizinhos.

Esse levantamento fez com que a secretaria acendesse a luz de alerta, colocar um numero muito maior do esperado, acarreta em despesas extra para o município, além de encontrar salas de aulas para tantos alunos.

A preocupação  levou a secretária Cleordes Barbosa e o secretário de fazenda Lenilso Carvalho a buscar uma solução imediata e rápida, a primeira foi a aquisição  de 6 containers transformado em sala de aula, que é mais barato, rápido de estalar e trás toda as condições de ensino.

A outra decisão foi a contratação de mais profissionais, além do aumento da merenda escolar, e o transporte dos alunos. Segundo Lenislo isso trouxe um impacto maior nas despesas do município, pois para suprir essa demanda extra  tem que ser com recursos próprios, o repasse da educação é feito de acordo com censo escolar retroativo ao ano anterior.

Ainda segundo Lenilso, Maracaju ainda está com as finanças controladas, segundo ele graças a economia e reajuste feito por todos os secretários. A preocupação da educação e das finanças, é com relação ao segundo semestre se a procura continuar aumentando por vagas nas escolas, outras alternativas deverão ser tomadas, mesmo assim eles garantiram que este ano e ano que vem ninguém ficará fora de sala de aula, e será mantido os kits e uniformes.

Outro dado que também demonstra o crescimento do município, e, levantamento do hospital municipal, são cerca de 70 crianças que nascem por mês em Maracaju, crianças que com 4 meses os pais já estão a procura de vagas nos Cieis e tudo isso é despesa a mais para o município.

Essas informações os secretários passaram a comunidade em entrevista concedida na manhã desta quarta feira (10) no programa Primeira Hora da Radio Cidade FM.