Bombeiros instalam chaminé na Capela Sistina, no Vaticano

0
387

Funcionários do Corpo de Bombeiros trabalham na instalação de uma chaminé no teto da Capela Sistina, no Vaticano, neste sábado (9) (Foto: Max Rossi/Reuters)

 

Bombeiros do Vaticano instalaram, neste sábado (9) uma chaminé no teto da Capela Sistina, onde o novo Papa será escolhido durante um conclave que começa na próxima terça-feira (12).

A preparação da Capela Sistina para o conclave teve seu início na última terça-feira (5), quando ela foi fechada para visitação ao publico – a capela é um dos pontos de destaque dos Museus do Vaticano. Funcionários da Santa Sé iniciaram o trabalho de elevação do piso, fazendo com que toda a capela tivesse apenas um nível, o que facilita o trabalho dos cardeais.

Também foram levados dois fornos, onde as cédulas com os votos dos cardeais serão queimadas apos cada votação, e de onde será emitida a fumaça que vai avisar o mundo se o novo Papa foi ou não escolhido. Caso um dos votados tenha conseguido mais de dois terços dos votos, a fumaça será branca, e a Igreja Católica terá um novo Papa. Caso a decisão ainda não tenha saído, a fumaça será preta. A fumaça sairá da chaminé instalada neste sábado no telhado da capela.

Segundo o Vaticano, também serão instalados na Capela Sistina dispositivos que impedem o acesso a sinais sem fio, como de celular e internet, para garantir o segredo do conclave, impedir o acesso dos cardeais a informações externas e impedir que sejam instaladas escutas ou outros dispositivos que poderiam causar o vazamento de alguma informação.