Chuva recorde em janeiro foi registrada em Dourados

0
577

Christiane Congro

Janeiro de 2018 foi o mais chuvoso dos últimos 39 anos na região de Dourados, segundo dados do Guia Clima, da Embrapa Agropecuária Oeste.

Em janeiro de 2018 foi registrada na Estação Agrometeorológica da Embrapa, uma precipitação total de 302 mm, considerado um recorde histórico para esse mês. “Esse valor é quase o dobro da média histórica do mês, 163 mm. Foram 23 dias de chuva, sendo que o dia de 2 janeiro, foi o que obteve a maior precipitação, de 118mm, apenas em um dia. Acredito que esse foi o principal responsável pela elevação da média em janeiro”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Carlos Ricardo Fietz.

Fietz observou que em janeiro as chuvas foram abundantes e com grande variação de volume na região sul de Mato Grosso do Sul: Juti (345 mm), Bela Vista (293 mm), Sete Quedas (279 mm), Ponta Porã (278 mm), Itaquirai (260 mm), Amabai (240 mm), Maracaju (183 mm), Rio Brilhante (173 mm), Campo Grande (139 mm) e Ivinhema (134 mm). “Juti foi o município com maior índice pluviométrico, enquanto em Ivinhema foi registrado a menor incidência de chuva. Ele destaca que essas avaliações foram feitas com base na análise dos registros das estações meteorológicas da Embrapa (Guia Clima) e do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Outro dado relevante se refere as condições do solo, que segundo o pesquisador, em função das chuvas abundantes permaneceram ao longo de janeiro com níveis satisfatórios de umidade. “Essas dados são positivos e refletem de forma favorável para as atividades agrícolas”, destaca Fietz.

No dia 4 de janeiro, foi registrado a menor umidade do ar, que foi 33%. Esse valor também é positivo, pois segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), apenas níveis de umidade do ar inferiores a 30% exigem cuidados, pois podem ser prejudiciais à saúde humana.

Saiba mais – Informações detalhadas sobre esse assunto, com gráficos e maiores esclarecimentos sobre o mês de janeiro, estão disponíveis para consulta no Portal da Embrapa Agropecuária Oeste, no Guia Clima. No documento também se encontram dados comparativos sobre a temperatura média de janeiro, que foi de 25,1°C.

Os interessados também podem assinar gratuitamente o Boletim de Informações Agrometeorológicas da Embrapa Agropecuária Oeste e passar a receber informações mensais atualizadas sobre o tema. Para assinar o Boletim, clique aqui.