Coamo comemora 49 anos nesta quinta-feira, 28 de novembro

0
748

Antonio Marcio dos Santos

Quando 79 agricultores se reuniram e fundaram a Coamo em 28 de novembro de 1970 eles tinham muitos problemas, e sabiam que sozinhos seria muito difícil, para não dizer impossível, solucionar as dificuldades existentes na época. Unidos no mesmo ideal, com base na solidariedade, identificaram quais eram os problemas e suas necessidades e, juntos, tiveram a solução que foi a Coamo. Uma cooperativa organizada e forte, que coloca à sua disposição projetos e serviços para suprir e apoiar a tudo aquilo que o quadro social precisa para ter êxito na atividade.

 

A Coamo comemora nesta quinta-feira, 28 de novembro, 49 anos. Para celebrar a data será realizado um evento comemorativo em todas as Unidades da cooperativa no Paraná, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul.

Entre os benefícios relevantes para os cooperados está o Departamento Técnico. A Coamo disponibiliza assistência agronômica e veterinária, com o trabalho de mais de 250 profissionais, treinados e especializados em suas funções. Os técnicos exercem função primordial junto aos produtores, principalmente no que se refere a redução dos custos de produção, o aumento da produtividade, e a conservação e fertilidade do solo, além da aplicação de modernas tecnologias e incremento da renda e qualidade de vida aos cooperados.

 

Os cooperados têm a garantia do abastecimento de insumos modernos para poder plantar e obter maiores produtividades, com sementes selecionadas, adubos e defensivos de qualidade e a preços justos. Sem contar que os insumos estão sempre na hora certa que o cooperado precisa para plantar.

 

Ao longo desses 49 anos de Coamo, surgiram novas técnicas de plantio e conservação de solos, de combate à doenças e pragas, que foram testadas e aprovadas em um só lugar. Na Fazenda Experimental Coamo são desenvolvidos experimentos com novas variedades de cultivares, com segurança e qualidade. E, também, os novos defensivos e variedades que surgem no mercado são testados primeiramente para depois serem utilizados pelos cooperados.

 

Com a assistência da Coamo, vários são os projetos desenvolvidos para aumento da produtividade como, por exemplo, Integração Lavoura-Pecuária, Rotação de Culturas e Agricultura de Precisão.

 

A Coamo também trabalha para preparar e formar uma nova geração de cooperados e empreendedores rurais, propiciando o desenvolvimento e a continuidade da atividade. Assim, em 1998 surgiu o Programa Coamo de Jovens Líderes Cooperativistas, que já formou mais de 850 jovens cooperados com ensinamentos sobre cooperativismo, liderança, planejamento e gestão empresarial.

 

Nesses 49 anos a Coamo cresceu e os cooperados também. A cooperativa sempre esteve ao lado do quadro social no atendimento das suas necessidades, agregando valor e propiciando melhor rendimento e qualidade de vida no ambiente produtivo rural.