Coamo inicia 23ª turma de Jovens Líderes Cooperativistas

23ª turma do Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas

Antonio Marcio dos Santos

Com 43 jovens cooperados representando municípios de várias regiões do Paraná e do Mato Grosso do Sul, está sendo realizado entre os dias 24 e 26 de abril o primeiro módulo da 23ª turma do Programa Coamo de Formação de Jovens Líderes Cooperativistas. “Precisamos capacitar e preparar bem os nossos jovens, pois eles são o presente e serão o futuro do nosso cooperativismo e do agronegócio. Possuem grande interesse e uma grande potencialidade na busca do seu desenvolvimento pessoal e profissional, e no desempenho de uma administração focada para o incremento dos seus negócios e da cooperativa”, explica o engenheiro agrônomo José Aroldo Gallassini, presidente da Coamo que, em 1998, idealizou a primeira turma deste importante trabalho de formação e educação cooperativista.

Para Gallassini, as mudanças de forma geral e no ambiente rural, no cooperativismo e no agronegócio, passam pela educação e o desenvolvimento das pessoas, de forma gradual e contínua. Um exemplo disso é o trabalho da Coamo com os jovens líderes. Desde a primeira turma, o programa já formou cerca de mil jovens produtores associados que representam todas as unidades e regiões da cooperativa.

O instrutor e professor Juacir João Wischneski, que desenvolve este trabalho na Coamo praticamente desde o início do programa, é admirador dos jovens e da visão da cooperativa na preparação de uma nova geração de cooperados. “Esses jovens possuem grande interesse e dão uma resposta muito rápida, eles cresceram muito já nesse primeiro módulo, fruto da integração, talento e necessidade de conhecer mais para serem melhores como cooperados e cidadãos.”