Coleta seletiva esbarra no descaso e lixeiras são 'ignoradas' pela população

Latinha de refrigerante estava dentro da lixeira destinada

aos produtos plásticos. Foto: Dourados Agora

As lixeiras de coleta seletiva instaladas pela prefeitura há muitos anos no centro de Dourados, nem sempre são utilizadas da maneira correta. Após denúncias de leitores, a equipe de reportagem flagrou diversos objetos dispensados nos locais errados, como por exemplo, latinhas de refrigerante (metal) dentro dos recipientes destinados ao plástico.

Segundo Edio Pedroso, diretor do departamento de serviços urbanos, órgão ligado à Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), esse tipo de hábito é comum por parte de algumas pessoas e dificulta os trabalhos das equipes de limpeza.

“A lixeira foi instalada para facilitar a coleta, mas infelizmente isso não acontece por causa de algumas pessoas que simplesmente não se dão ao trabalho de depositar lixo no lugar correto. Esse exemplo da latinha é só uma parte do que encontramos diariamente. Assim, as equipes de limpeza têm o trabalho de ter que separar todo material recolhido, contrariando todos os propósitos da coleta seletiva através das lixeiras coloridas”, comentou.

A Semsur limpa o centro da cidade todas as noites no perímetro que compreende da Rua Toshinobu Katayama até a Rua Albino Torraca, e entre as Avenidas Weimar Gonçalves Torres e Joaquim Teixeira Alves; todo lixo recolhido é encaminhado à Associação de Agentes Ecológicos de Dourados (Agecold).

Ainda de acordo com Edio, sempre são encontradas lixeiras danificadas. “Isso não pode acontecer, já que a área central, principalmente a Praça Antonio João, representa o cartão de visita do município e precisa estar preservada em todos os aspectos. Por este motivo faço apelo ao cidadão, para que colabore com nossas equipes e ajude a manter a região limpa”, comentou.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here