Confinar 2019: Saito ressalta adoção de novas tecnologias por produtores rurais no desenvolvimento rural

Confinar 2019

0
153
Imprensa Sistema Famasul
O presidente do Sistema Famasul – Federação da Agricultura e Pecuária de MS, Mauricio Saito, participou, nessa terça-feira (23), de um dos principais eventos agropecuários do país:  o Confinar 2019.
A abertura do Simpósio que está na 8ª edição aconteceu no Palácio Popular Rubens Gil de Camilo, em Campo Grande, e reuniu especialistas da área, lideranças e produtores rurais do estado e de outras localidades.
De acordo com Saito, o encontro contribui para potencializar a pecuária sul-mato-grossense. “Compartilhar conhecimento e possibilitar ao produtor rural o conhecimento de novas tecnologias é o grande objetivo do Confinar. Além do netwoking, que acontece nos dois dias de evento, os participantes têm acesso a inovações que aumentam os níveis de produtividade e excelência de forma sustentável”, explica.
Uma pesquisa realizada pela CNA – Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil, que avaliou as principais demandas dos produtores do Brasil, também foi citada pelo presidente da federação. “O acesso ao crédito, custo de produção e infraestrutura e logística, estão entre as prioridades dos produtores que também consideram fundamental a qualificação da mão de obra para o setor”, afirma.
O superintendente da Semagro – A Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, representou o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja. “Buscamos tecnologia e conhecimento, itens que não podem faltar para quem desenvolve confinamento”, comenta.
Para o organizador do evento, Rodrigo Spengler, empresário da área de tecnologia para pecuária, o objetivo do simpósio é chegar ao campo. “Recentemente encontrei um produtor, que afirmou que desde que começou a participar do Confinar aprendeu muita coisa e que melhorou a partir de aplicações que fez com base nas experiências vividas nas edições anteriores. Foi muito gratificante ouvir isso e saber que estamos alcançando a finalidade.
Participaram da abertura o vice-presidente do Sindicato Rural de Campo Grande, André Moraes; o presidente do Movimento Nacional dos Produtores, Rafael Gratão; o diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Marcelo Bertoni e o diretor-secretário da federação, Frederico Stella; a 2ª secretária, Edy Elaine Biondo Tarrafel, além do presidente do Sindicato Rural de Bataguassu, Manoel Agripino Cecílio de Lima; de Santa Rita do Pardo, Florindo Cavalli Neto
A programação do evento segue nos dias 23 e 24 de abril, totalizando dez palestras ministradas por especialistas em diferentes áreas da pecuária. O Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural é patrocinador do evento e a federação apoia a iniciativa.