Artigo: cuidar da voz: é preciso persistência para mantê-la limpa e saudável

Cuidar da voz e manter saudável a sua ferramenta de trabalho

0
289
Radialista em Maracaju

Osmar Silva

A ferramenta de trabalho para muitos cantores, atores, professores, palestrantes, pastores, políticos, enfim, profissionais da voz, muitas vezes, por falta de cuidados específicos, ou uso excessivo, pode gerar problemas que, se não cuidados, podem ser necessários intervenções com exercícios aprimorados para a recuperação da mesma, como a consulta e seções de fonoterapia ou ainda a visita ao otorrinolaringolista e por vezes até intervenções cirúrgicas.

Sou locutor de rádio, palestrante e apresentador, e passei por duas vezes por susto, por não dar a devida atenção para a voz, aquecer, exercitar e cuidar especificamente dela.

Precisei de tratamento vocal, fonoterapia e estive duas ou três com otorrino e ainda assim, preciso de cuidados específicos, para ir perdendo os maus hábitos adquiridos ao longo dos mais de 20 anos de comunicação.

Cuidar da Voz: Persistência e conhecer seus limites fazem você melhor

Trabalhar com a voz exige persistência e atitude, para poder continuar usando com maestria o dom que Deus te da gratuitamente, por isso, quando vejo alguns cantores, locutores, abusando da voz, dói até em mim, por que sei da dificuldade que é recuperar a voz, e que pra muitos, nem sempre se consegue esta recuperação.

Podemos ouvir, por exemplo, o esforço sobre-humano do Zezé di Camargo, cantor sertanejo, o qual já tive o prazer de apresentar por duas vezes em show na minha cidade, para tentar atingir as notas de suas próprias músicas, quando dos shows em Maracaju percebia-se nitidamente a tentativa frustrada de alcançar as notas mais altas; dia desses na TV também, pudemos presenciar esta tentativa, e isso nos entristece muito, porque a voz dele é uma das mais bonitas do Brasil e acompanhamos toda a trajetória de sucesso do músico e sabemos do seu potencial vocal. Então, para todos nós, fica o alerta para nos preocuparmos com tais problemas, que no caso do cantor, precisou passar a alguns anos por cirurgia para retirada de um nódulo vocal, e a partir de lá, sua voz nunca mais foi a mesma.

Buscar atendimento médico fonoaudiológico ou até mesmo do próprio otorrino é extremante necessário quando utilizamos muito nossa voz, para que possamos, então, manter limpa e audível, nosso instrumento de trabalho.