Curso de Formação Profissional Rural oferecido gratuitamente pelo Senar/MS otimiza produção com bem-estar na pecuária de corte

0
435

Imprensa Sistema Famasul

Analisar o comportamento animal, do nascimento à terminação, é o objetivo do Curso de Manejo Racional de Bovinos para Abate oferecido pelo Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. O método está diretamente ligado a produtividade e ao bem-estar animal dentro da propriedade, além de outros benefícios que contamos na editoria Educação no Campo da semana que fala da cadeia da Bovinocultura de Corte.

Entender a influência do ambiente nos sentidos e em todas as fases do animal, saber dos cuidados sanitários e da nutrição, dá mais segurança para o manejador. “O manejo adequado garante mais eficiência na atividade, minimiza ao máximo o estresse do rebanho e das pessoas envolvidas nas tarefas, aumenta o ganho de peso e a resistência às doenças além de evitar acidentes de trabalho”, explica a instrutora do Senar/MS e médica veterinária, Karine Keyzy Lemes Lechuga.

A capacitação permite que os alunos reconheçam as práticas que colocam em risco os animais. “É possível melhorar o rendimento e garantir uma rotina positiva com os animais, reduzindo perdas de insumos e por lesões, obtendo maior taxa de natalidade e até mesmo melhorando a aparência e o sabor da carne”, complementa a instrutora.

O curso com duração de 16 horas de aulas práticas e teóricas, está entre as 50 opções de capacitações que fazem parte do portfólio de produtos da cadeia da Bovinocultura de Corte. Os participantes também aprendem técnicas de manejo sanitário como cura de umbigo, contenção do bezerro, utilização de bandeirolas, monitoramento de alimentação, aparte de gado, entre outros em gestão, processos, máquinas, as consultorias da Assistência Técnica e Gerencial e os Dias de Campo.

Educação no Campo – Ficou interessado? Entre em contato com o Sindicato Rural do seu município e solicite o curso de Manejo Racional de Bovinos para Abate. Clique aqui e fique por dentro do Mercado Agropecuário para Bovinocultura de Corte em Mato Grosso do Sul.