Desfile da beleza indígena encerra 9º Primavera dos Museus

0
1171

9ª edição da Primavera dos Museus convidava os brasileiros a um encontro com os patrimônios culturais indígenas.

Que fosse proveitoso, estimulante e criativo no sentido de abrir novas interpretações e visões sobre a nossa rica diversidade étnica e cultural.

2

Em Maracaju encerramento da 9ª Edição aconteceu no último final de semana dia 26 de setembro na Aldeia Sucuruy um desfile mostrando a beleza indígena tanto masculina quanto feminina foi apresentado.

4

Hoje vivem na aldeia cerca de 83 famílias e 298, índios a maioria crianças e adolescentes, índios de duas etnias Guarani e Kaiowa.

Na chegada os visitantes eram recebidos pelos curandeiros da aldeia e recebiam através de cantos e orações as boas vinda, e logo na entrada uma cabana indígena mostrava o artesanato.

As crianças da aldeia realizaram um desfile mostrando através da expressão corporal a continuidade da cultura da tradição das duas etnias, como caça, pesca, artesanato, curandeirismo, entre outras tradições; na sequência foi a vez dos jovens e adolescentes mostrar a graça e a beleza indígena em um desfile de beleza, para encerrar o ganhador do concurso beleza indígena 2014, fez uma apresentação para o público.

1

A Diretora da Fundação de Cultura Jussara Ferreira disse que a 9ª Primavera dos Museus foi um sucesso em todo os aspectos, “ já espera isso, existe uma aproximação muito grande e boa entre a Fundação de Cultura e a Aldeia Sucuryu, e por isso, que foi sim um sucesso, só temos que agradecer a todos os parceiros e o publico presente.

Para o cacique Amauri, esse convívio é muito salutar cada povo respeitando a cultura e o jeito de viver do outro, e a aldeia sempre teve um bom relacionamento com as autoridades do município, e disse estar feliz por poder estar mostrando um pouco da cultura e tradição que a ainda continuam vivas dentro da aldeia.