Detetive particular revela curiosidades sobre a profissão

0
248

A profissão de detetive particular é uma das que geram mais curiosidade devido as poucas informações reveladas pelos profissionais que trabalham na área.

O sigilo não é à toa, muitas das investigações conduzidas exigem máxima privacidade e discrição. Entretanto, vez ou outra, os detetives particulares aceitam contar algumas das experiências deste trabalho.

A Detetive Daniele possui uma agência que atua há mais de 10 anos em São Paulo, sendo uma das mais tradicionais e revelou algumas curiosidades sobre a investigação particular.

A detetive Daniele conta que grande parte dos contratantes de uma investigação particular querem descobrir, ou apenas confirmar, se o cônjuge tem um relacionamento extraconjugal. O serviço é procurado por ambos os parceiros, sendo maior a prevalência masculina, com 60% das contratações, contra 40% de mulheres.

O tempo médio para solucionar uma investigação conjugal é de 10 dias em 80% dos casos. Quando a traição é revelada, no entanto, 40% dos casais se reconciliam.

Como é realizada a investigação particular?

Cada investigação é conduzida de uma forma de acordo com as particularidades do caso. Nas investigações conjugais, por exemplo, é muito comum rastrear e monitorar os passos da pessoa investigada. Isso pode ser realizado com um rastreador preso no assoalho do carro utilizado pelo investigado.

Para a coleta de provas os detetives particulares utilizam uma série de instrumentos e ferramentas, entre eles: caneta espiã, máquinas de fotografar de alta capacidade, câmeras de vídeo, gravadores de áudios em locais inusitados, como relógios de pulso, além de GPS e rastreadores.

A complexidade da profissão está relacionada a essa grande variedade de instrumentos que muitos desconhecem. O trabalho, no entanto, é regulamentado por lei e garante direitos e deveres aos profissionais e também aos contratantes. Além disso, o exercício das atividades de detetive pressupõe formação em um curso que pode ser realizado em uma escola de detetives.

Tipos de investigação

Mesmo que a investigação mais procurada seja a conjugal, existem outros tipos de casos nos quais esse profissional pode atuar, entre eles, estão:
• Empresarial;
• Familiar;
• Monitoramento;
• Busca de pessoas desaparecidas;
• Identificação de paternidade.

Para contratar um detetive particular é indicado procurar um profissional qualificado e reconhecido no mercado. Como segurança, o contratante deve solicitar ao detetive um contrato de serviço assegurando seus direitos, como relatório final com as provas obtidas durante a investigação.

Post Colaborativo por Detetive Daniele