Dia de Campo Fazenda São Matheus acontece na sexta-feira

0
249

Christiane Congro

Evento que acontece em Selvíria, MS, vai destacar as potencialidades do sistema deIntegração lavoura-pecuária para solos arenosos

Estão abertas as inscrições antecipadas para a 11ª edição do Dia de Campo Fazenda São Matheus, que acontece em Selvíria, Mato Grosso do Sul. O evento será realizado no dia 25 de maio, na Fazenda São Matheus. O evento contará com a participação de pesquisadores da Embrapa que apresentarão diversos temas ligados à Integração-Lavoura-Pecuária (ILP).

A programação terá palestras e sete estações de visita ao campo, em que os participantes poderão conhecer detalhadamente a metodologia do Sistema São Mateus, que é um sistema integrado de produção, que alia lavouras de soja com produção de pastagens para a pecuária.

“No Sistema São Mateus a correção de solos associada a boas práticas resultam no aumento da produtividade de pastagens e lavouras, pois o solo bem manejado apresenta maior equilíbrio biológico, que podem resultar em menor ocorrência de pragas, doenças e plantas daninhas, além de maior produtividade”, explica o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Júlio Cesar Salton. Ele destaca ainda que outra vantagem do sistema se refere a menor perda da umidade do solo por evaporação, aliada a maior infiltração da água das chuvas, além de redução das perdas por erosão.

A inscrição para o evento deve ser feita antecipadamente pelo site https://bit.ly/2FKuSh2. O Dia de Campo é uma realização da Fazenda São Matheus, organizado pela Company Eventos e que conta com apoio da Embrapa e a Rede ILPF.

Programação – A abertura do evento será feita às 8h30 pelo proprietário da Fazenda, Matheus Arantes. Em seguida, os participantes serão divididos grupos e percorrerão as sete estações de campo.

Na Estação 1, será apresentado o Sistema São Mateus, pelo pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Julio Cesar Salton e pelo pesquisador da Embrapa Soja, José Salvador Foloni. Na Estação 2, o tema será solo vivo. Quem vão falar ao público visitante é a pesquisadora da Embrapa Agropecuária Oeste, Michely Tomazi e a pesquisadora da Embrapa Cerrados, Ieda Mendes. Já, na Estação 3, o assunto serão as pastagens em ILP, em que os pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, Ademir Zimmer e Manuel Macedo, irão abordar o manejo de pastagens com novas cultivares e a fertilidade dos solos, respectivamente.

Na Estação 4, da Oro Agri, será abordado o Manejo de Pastagens para Altas Produtividades, por Ricardo Frugis, da Divisão de pastagens e pelo professor da Universidade Federal de Uberlândia, Leandro Barbero. Na Estação 5, as atividades envolvem planejamento de safra, com a Iguaçu Máquinas. Na Estação 6, da True Test, o tema será Pastejo Rotacionado na ILPF.. Finalmente, na Estação 7, da Fertband, o destaque serão as novas tecnologias para uma adubação mais eficiente. Após essas atividades, os participantes participam de um delicioso almoço, às 13hs.

O 11º Dia de Campo é uma realização da Fazenda São Matheus, organizado pela Company Eventos e que conta com apoio da Embrapa e a Rede ILPF.