Dia do Desafio leva várias pessoas a Praça Antônio João

0
306

Escolas e entidades enviaram representantes para o Dia do Desafio na Praça Antônio João pela manhã; outros polos receberão atividades durante o dia – Fotos: Adriano Moretto

Adriano Moretto

Dezenas de pessoas entre organizadores, estudantes e curiosos foram até a Praça Antônio João na manhã desta quarta-feira (29) participar da abertura oficial do Dia Mundial do Desafio. Esta é a sexta vez que Dourados é inserida no evento que visa atrair a população a realizar atividades físicas e ‘competir’ com municípios de outros países.

Vence quem proporcionalmente reunir o maior número de pessoas nesses exercícios. Neste ano, os douradenses concorrerão com a cidade de Hualpen, no Chile.

Durante a programação, foram realizados aulas de dança, competições de cabo de guerra e até o desafio de arrastar um trator de 17 toneladas e 385 cavalos de potência. As crianças também puderam brincar de chute a gol e descer do tobogã de ar.

Ainda na praça, o Sesc (Serviço Social do Comércio) disponibilizou através do Programa Mesa Brasil, em torno de 150 quilos de frutas [maça, laranja, mamão, banana e melancia].

 

Trator de 17 toneladas foi puxado por participantes

DESAFIO

De cinco participações, Dourados venceu quatro vezes (2008, 2009, 2010 e 2011) e foi derrotada apenas no ano passado, quando perdeu para o município cubano de Cienfuegos.

“Desde 2008 participamos dessa mobilização e a cada ano cresce o número de parceiros, no ano passado foram 612, para este ano já estão inscritos 732. Dentre eles escolas, faculdades, academias, igrejas, empresas e órgãos públicos”, ressaltou o coordenador do Sesc – órgão responsável pelo evento no Brasil – na atividade, Arthur Rodrigo Touro Cavalheiro.

Em 2012, 57% da população douradense – equivalente a 112.425 pessoas -, participaram do Dia do Desafio. Para hoje, a expectativa é se aproximar do mesmo número de pessoas realizando atividades.

PROGRAMAÇÃO

Na cidade serão quatro polos de atividades durante o dia, Sesc, praça Antônio João, Centro Poliesportivo Jorge Antônio Salomão (Jorjão) e no Parque dos Ipês. A Prefeitura de Dourados mobilizou várias secretarias para participar do evento como forma de atrair o maior número de pessoas realizando exercícios físicos.

Os participantes deverão registrar as atividades através do site oficial do evento (clique aqui). E o envio das fotografias deve ser feito até às 21h de quarta-feira para confirmar o registro das atividades na cidade para o endereço diadodesafio@sesc.com.br com cópia para cerimonial@dourados.ms.gov.br.

HISTÓRICO

O evento acontece no Brasil desde 2000 e é organizado pelo Sesc. No Mato Grosso do Sul além de Dourados também participam Três Lagoas, Campo Grande e Aquidauana.

Em 2012, 51 milhões de pessoas de 3.432 cidades, espalhadas por 21 países nas Américas, envolveram-se nessa grande mobilização.

Segundo o site oficial, o Dia do Desafio foi criado no Canadá e é difundido mundialmente pela The Association For International Sport for All (TAFISA), entidade de promoção do esporte para todos, sediada na Alemanha.

É uma campanha de incentivo à prática regular de atividades físicas em benefício da saúde e acontece anualmente na última quarta-feira do mês de maio, por meio de ações comunitárias.

 
Na unidade do Senai em Dourados também houve mobilização de funcionários e estudantes – Foto: Divulgação