Dia Mundial do Câncer: dicas que podem salvar vidas no verão

Nesta terça-feira, 04/02, é comemorado o Dia Mundial do Câncer, uma iniciativa da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) que visa unir o mundo todo na luta contra a epidemia global do câncer por meio da sensibilização e educação sobre a doença. 

No Brasil, o câncer de pele é o tipo mais frequente e corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Porém, se detectada precocemente, a doença apresenta elevado percentual de cura. 

Com os dias mais longos e as altas temperaturas de verão, as pessoas são atraídas para as praias e por atividades ao ar livre. Mas o convívio nesse ambiente saudável de contato com o sol exige um cuidado especial para proteger a pele e evitar o surgimento do câncer de pele, doença que ataca 576 mil brasileiros ao ano, segundo o Ministério da Saúde. A mais grave forma de câncer de pele, o melanoma, pode levar à morte a partir de uma simples e pequena pinta. No mundo, sete milhões de pessoas morrem por melanoma ao ano.

A exposição exagerada ao sol é o principal fator que pode comprometer definitivamente a nossa saúde, especialmente em períodos como o atual. Mas se alguns cuidados forem observados, o problema pode ser facilmente evitado.

PROTEJA-SE 

• Além de óculos de sol, use chapéus e bonés de abas largas e proteja as partes mais expostas. Não são raros os melanomas que surgem como pequenas pintas nos pés ou nas costas. 
• Evite ficar sob o sol entre as 10 e 16 horas, quando a irradiação de ultravioleta é maior.
• Conheça o histórico de problemas de pele na sua família. Ele pode indicar a necessidade de cuidados especiais. 
• Abuse do protetor solar em todas as partes do corpo. Repita a aplicação diversas vezes e não apenas no início da atividade. E lembre-se: protetor solar bloqueia somente até 55% dos raios ultravioleta que danificam a pele. 

ATENÇÃO AOS ALERTAS DA SUA PELE

Os principais sinais de alerta são pintas ou lesões novas que surgem na pele. Por isso, um autoexame rotineiro é fundamental.

TRATAMENTO

Quando o melanoma é identificado precocemente, faz-se cirurgia no local. Mas se o melanoma se espalha para outras partes do corpo, o tratamento pode ser realizado com medicamentos de última geração. 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here