Dr Milton, urologista realiza palestra de prevenção ao câncer de próstata

0
303

Assessoria de Imprensa

Cerca de 40 pessoas participaram da palestra sobre prevenção do câncer de próstata, realizada nesta sexta feira (24)) no Centro de Especialidades, ( Posto Central). A apresentação foi feita pelo urologista Milton Garcia Leal Junior que abordou várias questões relativas à saúde do homem, integrando as atividades da campanha “Novembro Azul” realizada pela Secretaria de Saúde de Maracaju, a palestra foi o Dia D da campanha.

Em linguagem simples, o médico destacou a importância dos exames de prevenção e passou diversas orientações ao público masculino. “No caso da próstata, há necessidade de fazer sempre os dois exames: PSA e toque. O toque ainda é um tabu para muitos homens, mas é preciso superar essa questão. É esse exame que permite ao médico identificar eventuais alterações na próstata. Quanto mais cedo descobrir a doença, melhor”, explicou.

O câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens e neste ano devem ser registrados mais de 61 mil novos casos da doença no país, de acordo com o Instituto Lado a Lado pela Vida. Anualmente são mais de 13 mil mortes, sendo uma a cada 40 minutos. Por isso a prevenção é muito importante.

Durante o mês s foram liberados exames de PSA para homens acima de 40 anos que procuram uma unidade de saúde do município. A realização dos exames continua até o próximo dia 30.