Em curso do IEL, empresários aprendem a recuperar crédito e negociar com credores

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Daniel Pedra

Com nível recorde de inadimplentes, empresários de Campo Grande participaram, na noite desta terça-feira (06/06), do primeiro dia da capacitação “Como Reduzir a Inadimplência em Pequenas Empresas – Aspectos Jurídicos e Econômicos”, oferecida pelo IEL até esta quinta-feira (08/06). Durante três dias, o advogado e consultor empresarial e tributário Walberto Laurindo Oliveira Filho fará a análise do perfil do cliente a fim de minimizar o risco de inadimplência, como realizar um contato de negociação extrajudicial, dicas para evitar a prescrição dos títulos de crédito, utilização adequada e segura do cheque, juros e correção monetária e formalização de acordos e execução.

“O Brasil vive um momento muito delicado da economia, e desta forma, as empresas precisam se adequar de forma a não enfrentar um grande impacto financeiro, sobretudo envolvendo a inadimplência”, analisou o consultor na a abertura do curso. “Nosso curso visa otimizar fluxos e procedimentos dentro das empresas para que elas não sofram com a inadimplência, e para isso utilizamos algumas ferramentas de baixo custo para que eles possam receber de seus clientes de forma segura e eficaz e, se isso não acontecer, quais os métodos e os cuidados que eles precisam ter para poder receber desse cliente, e para que ele não se torne um inimigo, muito pelo contrário, continue fidelizado e tenha uma condição de pagar”, explicou.

Do departamento de cobrança Superbiz, Kleicymara Chamorro, afirmou que questão de saber como lidar com o credor atraiu a empresa para o curso. “Essa parte da negociação com o cliente é muito importante, até porque nosso objetivo é receber aquela dívida que está em aberto, sem perder o cliente”, disse. Também da área de cobrança da empresa Suprimaq, Thainara Silvestre destacou a abordagem da análise de perfil do cliente a fim de minimizar o risco de inadimplência. “Além da cobrança, trabalho com o cadastro dos clientes e percebemos que muitos deles, em débito com a empresa, simplesmente abrem outro CNJP, no nome de alguém próximo, para comprar novamente. Então precisamos de orientação nesse sentido”, afirmou.

Sócio-proprietário da Modelo Consultoria, Thiago Rodrigues, cuja empresa oferece consultoria na área financeira para outras empresas, veio em busca de conhecimentos técnicos sobre a área de crédito e cobrança. “Temos nossos consultores de finanças mas como eu tenho outra formação, acredito que o curso me ajudará a desenvolver e acompanhar e o trabalho da equipe”, considerou.

Gestor da área de capacitação empresarial do IEL, Luis Alberto Pereira afirmou que esta é a primeira vez que o Instituto oferece uma capacitação que aborda a questão da inadimplência e seus impactos para as empresas. “Trata-se de um problema corriqueiro e havia uma demanda do empresário nesse sentido, de receber orientação sobre como lidar com o credor. Nossa intenção é oferecer mais cursos que aborde o tema”, disse.