Em menos de dois dias, chuvas ultrapassam média do mês em Dourados

Chuva continua durante essa quarta-feira no município – Foto: Adriano Moretto

Adriano Moretto

As chuvas incessantes sobre Dourados desde o final da noite de segunda-feira (24) já ultrapassaram a média histórica de todo o mês de junho no município que é de 70,3 milímetros. Da 0h de terça, às 9h de hoje, já foram contabilizados 83,4 milímetros. As informações são do boletim climático da Embrapa Agropecuária do Oeste.

Segundo os dados apresentados, ontem, foram registrados 58,2 milímetros com precipitações que duraram 4h30m e nas primeiras horas desta quarta-feira, choveu 25,2 milímetros.

O acumulado do mês já ultrapassou 182 milímetros, o quarto maior índice em 34 anos, segundo o órgão de pesquisa.

Previsão

De acordo com o serviço meteorológico do Cpetec (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), as chuvas devem continuar em Dourados durante todo o dia.

Ainda conforme o centro, amanhã o dia ficará nublado, também com possibilidade de chuvas a qualquermomento.

Apesar de constantes, o município de Dourados não teve registros de áreas de alagamento. Ementrevista ao Dourados News, o coordenador da Defesa Civil, João Vicente Chencarek, afirmou que mesmo com a quantidade acumulada, a chuva foi gradual.

“Um dos principais fatores para acontecer um alagamento é quando a chuva vem em grande quantidade e em pouco tempo, e essa como já dura bastante tempo e gradualmente, nenhum alagamento notificado” disse João Vicente.

O coordenador afirmou que todas as áreas consideradas de risco na cidade (Vila Cachoeirinha, João Paulo II, Canaã I e Vila Carisma) estão sendo monitoradas e que mesmo o solo encharcado não apresentava perigo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here