Empresários de Mato Grosso do Sul participam do Circuito Moda New York

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Os empresários sul-mato-grossenses da indústria do vestuário e confecção José Francisco Veloso Ribeiro e Idalina Zanolli participaram, neste mês de outubro, da missão empresarial ao Circuito Moda New York, organizada pela Fiec (Federação das Indústrias do Estado do Ceará) em parceria com a CNI e Apex Brasil. Eles destacaram que a missão foi uma excelente oportunidade, pois proporcionou discussões importantes e apontou questões que podem ser aplicadas nas indústrias do Estado.

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José Francisco Veloso Ribeiro, que é presidente do Sindivest/MS, apontou que o ponto alto do Circuito Moda New York foi participar do curso oferecido na Parsons The News School for Design, que trabalhou três temas: varejo do futuro, mídia social para o setor da moda e estratégia de marketing. “Foi uma oportunidade de obtermos novas informações sobre as tendências mundiais e formas de alavancarmos novos produtos e novos mercados”, analisou.

Ele completa que foi possível ainda visitar grandes marcas do varejo que lançam suas coleções na cidade norte-americana. “Também aproveitamos para verificar as tendências de tecidos, as maneiras de direcionar os produtos com parte de distribuição e comunicação visual na loja. Enfim, foram questões importantes e que servem de referência”, afirmou.

Já a empresária Idalina Zanolli destacou que a missão empresarial agregou muito e os temas trabalhados são perfeitamente aplicáveis na sua linha de produção. “Pudemos verificar que algumas ideias nós já havíamos cogitado e não concretizamos. Fomos, sem dúvida, muito incentivados na continuidade dos trabalhos. As visitas técnicas também foram muito proveitosas”, disse.

O Circuito

Segundo a coordenadora do CIN da Fiems, Fernanda Barbeta, a missão integrou o Plano de Ação Setorial para Internacionalização das Empresas, que é desenvolvido pela CNI e Apex Brasil com apoio dos Centros Internacionais de Negócios das Federações das Indústrias de todo o País. “O Circuito Moda é voltado ao setor do vestuário e consiste em missões de capacitação e pesquisa de tendências que acontecem em diferentes cidades em cada edição. Todas as cidades escolhidas para a realização são reconhecidas internacionalmente como centros de referência em moda e design”, declarou.

Ela destacou ainda que durante o período na cidade norte-americana os empresários participaram de pesquisas de tendências, consultoria em moda in loco, visitas guiadas às lojas e curso na Parsons The New School for Design, com tradução simultânea, atividades que possibilitaram compreender que as aspirações na moda abrangem influências comportamentais, políticas e econômicas. “O curso na Parsons The New School for Design foi de extrema relevância, pois se trata da mais importante escola de moda dos Estados Unidos e a 2ª maior do mundo”, pontuou.

Fernanda Barbeta acrescenta que os participantes receberam certificados internacionais, acompanhamento em todo o roteiro com uma consultora de moda e uma especialista em negócios internacional do CIN da Fiec e material customizado para a missão, com caderno de viagem com day-by-day e dicas da metrópole americana.