Encontro Técnico do Leite reúne mais de 300 pessoas

0
166

Mais de 300 pessoas, entre produtores, acadêmicos e demais profissionais ligados ao setor, participaram nesta sexta-feira do 17º Encontro Técnico do Leite realizado pelo Sindicato Rural de Campo Grande, que neste ano teve como tema principal “Gestão da propriedade leiteira”. Técnicos reconhecidos em nível nacional participaram do evento.

 

De acordo com Wilson Igi, secretário do sindicato e presidente do Conselho Paritário dos Produtores e da Indústria do Leite em Mato Grosso do Sul (Conseleite), os participantes do evento tiveram a oportunidade de conhecer novas tecnologias e procedimentos que visam a aumentar a produtividade e tornar a atividade cada vez mais competitiva.

 

Ao agradecer a presença Maciça dos produtores e também os patrocinadores, ressaltou que “poucos eventos voltados ao setor sobrevivem tanto tempo na terra do gado de corte”, ao se referir ao fato de o SRCG estar realizando a 17ª edição do encontro.

 

Por sua vez, o presidente do SRCG, Oscar Sturhk, sugeriu que os produtores se reúnam em cooperativas para que possam se fortalecer, ampliar a produção e se tornar mais competitivos. “Dessa forma poderão atender a demanda nacional de consumo, tanto do mercado interno quanto do externo”, argumentou, ao lembrar que justamente por isso a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) participa do evento.

 

O presidente do sindicato informou ainda que por meio de parceria com a Delegacia Regional do Trabalho o SRCG irá produzir cartilha para orientar e defender os produtores para que esses não sejam multados por conta da não utilização dos equipamentos de proteção individual e eventuais outras irregularidades. A iniciativa contará com o apoio da Comissão de Direitos Agrários da OAB/MS.

 

O encontro contou coma presença do prefeito de Campo Grande, Gilmar Olarte, que ao se colocar a disposição dos produtores rurais disse que irá restaurar a aliança entre a prefeitura e o SRCG. “Não podemos de maneira alguma desprezar esse segmento que nos mantém em pé. O leite é um alimento sagrado e sem ele poderíamos não estar aqui hoje”, destacou.

 

Também estiveram presentes no evento, além de diretores do SRCG, o vereador Waldecy Batista Nunes, o “Chocolate”, a secretária de Estado de Produção Tereza Cristina Correa da Costa, o presidente da Famasul Eduardo Riedel, o presidente da Acrissul Francisco Maia, o superintendente do Banco do Brasil Marco Túlio Moraes, o presidente da OCB/MS Celso Ramos Regis, o superintendente regional do Trabalho e Emprego Anísio Pereira Thiago, o presidente do CREA/MS Jari Castro, o presidente da Comissão de Assuntos Agrários da OAB/MS Lucas Abes Xavier, o vice-presidente do MNP/MS Rafael Gratão, o presidente do Sindivet/MS Eduardo Strang e o delegado da Polícia Civil Roberval Maurício.