Evento Gigantes da Soja apresenta nova tecnologia da soja Intacta 2 Xtend

0
849

Osmar Silva / Da Redação

A redação do site maracajunahora esteve na manhã desta quarta, 28, na cidade de Dourados para acompanhar o evento Gigantes da Soja, quando foi apresentado a um seleto grupo de produtores rurais do MS em campo, a nova tecnologia de soja Intacta 2 Xtend.

No início do ano a nova tecnologia foi apresentada para a imprensa no Showtec na Fundação MS e desta vez o trabalho foi apresentado a campo, para demonstração de como está a atividade da nova tecnologia.

Com uma mega apresentação em vídeo os produtores convidados e imprensa, puderam conferir como está o andamento desta nova tecnologia e o passo-a-passo até o produtor poder utilizar na sua lavoura este novo produto.

O evento é promovido pela Bayer, como a primeira oportunidade para que os produtores sul-mato-grossenses vejam a soja com a tecnologia Intacta 2 Xtend, plantada em campo de testes.

Com um formato inovador e tecnológico de dia de campo, foi apresentado como esta nova tecnologia proporcionará um controle mais amplo de plantas daninhas, proteção às principais lagartas da cultura da soja e como elevará a produtividade das lavouras brasileiras a um outro patamar.

Roberto Oliveira Silva Junior, Beto da Taquarussu,  produtor rural do município de Maracaju, disse da importância deste novo passo para a cultura da soja “ é um trabalho que vem de pesquisa a anos, já tive uma oportunidade de ver algo semelhante nos Estados Unidos em 2008, e lá já tinha uma pesquisa naquela época, pra se ver quanto tempo demora uma pesquisa para chegar, mas com certeza vem para somar para nós produtores rurais de soja” afirma Beto.

De acordo ainda com o produtor “essa tecnologia vem para nos ajudar no combate as ervas daninhas resistentes a, por exemplo, o Glifosato, e isso facilita a vida do produtor rural, é muito bem vinda esta nova tecnologia” enaltece Beto.

Quem também falou a nossa reportagem, foi André Menezes, gerente de lançamento do produto, e ele destaca que esse passo traz para o produtor rural da região, mais detalhes do que é essa nova plataforma “essa nova tecnologia irá com certeza revolucionar mais uma vez o patamar de produtividade que temos aqui no mercado brasileiro, e a ideia é levar essa oportunidade ao produtor e convidá-lo a fazer parte dessa nova etapa de trabalho, nosso interesse é que eles entendam melhor a nossa proposta e que se voluntariem para que na próxima safra eles estejam disponíveis a poder fazer a análise desse produto, dessa plataforma dentro das áreas deles a fim de continuarmos o desenvolvimento dessa plataforma”, relata Menezes.

Na prática, Menezes disse que o dia será de informações sobre o amplo controle de plantas daninhas com o Dicamba, da alta eficiência em lagartas que se tem com as novas proteínas que vão aumentar a proteção que já tem de Intacta hoje, também sobre as biotecnologias que estão dentro dessa plataforma, e ainda da genética avançada que esse produtos vão trazer em termos de teto produtivo ainda mais amplos e do manejo inteligente que produtos tecnológicos, serviços, agricultura digital e tudo aquilo que o produtor rural vai poder utilizar para extrair a máxima produtividade na sua lavoura.

Segundo os organizadores esse é o caminho de uma nova fase que a agricultura brasileira vai viver uma nova revolução na produtividade e qualificação das lavouras.

O Gigantes da Soja passará pelas principais regiões produtoras de grãos do país e, nessa safra, chegará aos estados da Bahia, Mato grosso, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

A previsão para o lançamento no Brasil está programado para a safra de 2021/2022, da soja com a tecnologia Intacta 2 Xtend, que será a terceira geração da soja com tecnologia  trazida pela Bayer ao mercado nacional.

veja as fotos do evento.