Expo Paraguai gera expectativa de negócios de até US$ 750 mil para brasileiros

 

 

 

A missão empresarial da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e CIN (Centro Internacional de Negócios) da Fiems, que enviou 30 empresários de diversas partes do Brasil para participar da Expo Paraguai, promovida de 12 a 27 de julho em Assunção, gerou expectativa de negócios, em média, de US$ 500 mil a US$ 750 mil por empresa para os próximos 12 meses, de acordo com informações de Flávia Bertoni Mazzaro, do CIN da Fiems. Nos dois dias de rodadas de negócios foram realizadas mais de duas mil reuniões e o valor total dos investimentos foi de US$ 220 milhões declarados.

 

O presidente da ARP (Associação Rural do Paraguai), Germán Ruiz, informou que as rodadas de negócios superaram as expectativas da organização, triplicando o volume de negócios gerados no ano passado. “Participaram mais de 400 empresas, 70% dos inscritos estiveram presentes, 85% dos participantes avaliaram a rodada como excelente e 86% como muito proveitosa para efetuar negócios”, disse, referindo-se a países como Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Uruguai, Nicarágua, Paraguai, Colombia, Peru, Venezuela, Estados Unidos, Portugal, Espanha e Reino Unido.

 

Ainda durante a missão empresarial, o grupo brasileiro participou de visitas técnicas às instituições e empresas paraguaias, conforme destacou Flávia Mazzaro. Ela acrescenta também que a prospecção de negócios foi realizada durante as rodadas de negócios, que permitiram a troca de contatos e a aproximação das empresas brasileiras interessadas em investir no país vizinho. “A missão superou as expectativas e deve render bons negócios para os empresários”, afirmou.

 

Empresários

 

A missão empresarial da CNI e Fiems à Expo Paraguai, que também contou com a parceria da Embaixada do Brasil em Assunção e da Apex-Brasil, reuniu representantes das indústrias de alimentos e bebidas, calçadista, moveleira, cosméticos, metalomecânico e tecnologia da informação de todo o Brasil. Um desses empresários foi o sul-mato-grossense Gilson Lomba, da Arte Camisetas.

 

Ele destacou que a Expo Paraguai permitiu conhecer de perto como o setor têxtil está organizado no país vizinho e fazer contatos com pessoas envolvidas na cadeia produtiva do segmento industrial paraguaio. “Por meio desses contatos, já conseguimos trocar informações para estabelecer novos possíveis parceiros, desde matéria-prima até a produção”, pontuou, acrescentando que a empresa pretende instalar uma filial no país vizinho futuramente.

 

Já o empresário sul-mato-grossense Antônio Nogueira, um dos proprietários dos Laticínios Camby, elogiou a iniciativa de promover a missão empresarial e acredita que o Paraguai é uma boa oportunidade de investimento para os empresários brasileiros. “Trocamos contatos e ouvimos propostas. A expectativa de negócios é positiva”, comentou.

 

 

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