FBMS realizou Conselho Arbitral de Clubes temporada 2017

Prof. Lotti

Maracaju foi sede da Federação de Basquetebol de MS por um dia nesta sexta-feira (31), pois na oportunidade aconteceu o Conselho Arbitral dos Clubes referente à temporada 2017.

A Assembleia dos Clubes aconteceu na Câmara Municipal de Vereadores, contando com apoio do MBC – Maracaju Basquetebol Clube e da Prefeitura de Maracaju, através da Secretaria Municipal de Esportes e Aptralmar-Associação dos produtores da Linguiça de Maracaju.

A reunião contou com a presença dos seguintes Clubes: MBC – Maracaju Basquetebol Clube Prof. Edilson (Vice-Presidente), Lotti (Conselho Deliberativo) e Carlos Morelli (Presidente), Seleta e FUNLEC de Campo Grande Prof. Rodrigo Oliveira (Representante), Águia Negra de Rio Brilhante Prof. Robinho (Representante), PorãBasket de Ponta Porã Prof. Hugo (Técnico) e Prof. Rodrigo (Presidente), Jovem Campeão de Agua Clara Prof. Giuliano Costa (Presidente).

Representando a Federação estavam o Presidente Eduardo Marques de Souza Costa (Batata), Vice Presidente Rogers Antônio Sampaio Prado, Diretor de Arbitragem Jorge A. Pereira.

Vários assuntos foram discutidos na pauta da assembleia, destacando a Eleição da CBB que aconteceu no ultimo dia 10 de março, com a eleição do Candidato Guy Peixoto, onde o Presidente Eduardo Marques (Batata) fez um relato dos fatos ocorridos na Assembleia de eleição, explicando o posicionamento da FBMS a favor do candidato Guy Peixoto, afirmando que a proposta do Presidente eleito foi mais convincente, pois apresentou soluções concretas para resolver os problemas financeiros da CBB, além de ser um empresário ligados a grupos financeiros que poderão patrocinar o basquetebol. Na sua proposta garantiu a volta da realização de todas as competições de base a nível nacional e ajuda financeira para as Federações Estaduais.

Outro ponto de discussão na pauta foi o Calendário das competições organizadas pela FUNDESPORTE (JEMS – 20 a 25 de junho, JOJUMS – 01 a 06 de agosto, JAMS – 11 a 15 de outubro e CESMS “Campeonato Escolar de Seleções” 06 a 10 de dezembro), pela FAEMS – Federação Escolar de Mato Grosso do Sul (Seletiva para Campeonato Escolar Nacional de Basquete – data a definir), onde a Federação é responsável técnica pela competição de basquetebol.

Para competições organizadas pela FBMS, os Clubes aprovaram o seguinte calendário: Mês de Maio categoria Sub 13 local Agua Clara, Mês de julho categoria Sub 17 local Maracaju, Mês de Setembro categoria Sub 15 local Rio Brilhante, Mês de novembro Sub 19 local Ponta Porã.

Com relação à Categoria Adulta o MBC-Maracaju Basquetebol Clube fez uma proposta de realizar uma competição em forma de Campeonato com jogos de ida e volta, somente aos finais de semana, dividindo o Estado em duas divisões norte e sul e as divisões com grupos regionalizados. Período de realização seria mês de maio até julho feminino e mês de agosto a novembro masculino. Como a proposta envolve muitos fatores será realizada outra reunião aberta aos interessados para discutir o assunto.

Segundo Prof. Lotti (MBC-Maracaju Basquete) “temos que realizar uma competição neste nível, pois nossos jovens quando saem da categoria sub 17, ficam totalmente desemparados, colocando em vão todo um trabalho realizado nas categorias de base. Sabemos que não é fácil realizar um Campeonato neste formato, pois em nosso Estado somente o futebol consegue organizar competição adulta com êxito e vários participantes, mas se nos que estamos a frente do basquete não começarmos não iremos modificar este cenário. Vamos correr atrás de patrocínio e realizar agora em abril uma reunião com os Gestores Municipais e Presidentes de Clubes que em seus municípios desenvolvem o Basquetebol, não podemos ficar parados”, finalizou.

Os interessados em participar deste Projeto Basquetebol Adulto (Masculino e Feminino) podem entrar em contato com Prof. Lotti – email aj-lotti@hotmail.com ou watsap 67-9 9973-0408.

O Presidente da FBMS Eduardo Marques (Batata) disse “que a reunião foi muito importante e o que depender da Diretoria da Federação para fomentar nosso basquetebol será feito, lamentou a ausência de alguns Clubes e Municípios que poderiam estar presentes nesta discussão do nosso basquete. Agradeceu ao MBC, Prefeitura de Maracaju, Secretaria de Esportes de Maracaju por receber tão bem os participantes do Conselho de Clubes e a imprensa que ajudou a divulgar o evento e as ações de nossa Federação.”