FUNASA apresenta resultados de trabalhos do Setor de Educação em Saúde Ambiental realizados em 2013

No dia 19/12, técnicos do Serviço de Educação em Saúde Ambiental da Fundação Nacional de Saúde em Mato Grosso do Sul (FUNASA em MS), apresentaram, no auditório da Superintendência Estadual de MS (Suest/MS), os resultados dos trabalhos desenvolvidos pelo setor durante o ano de 2013.

 

Foram apontados e explicados, mês a mês, os trabalhos onde aFUNASA, através do Sesam, atuou em Campo Grande e também no interior de MS, com diversas ações, dentre elas: orientações técnicas para viabilizar a construção de aterros sanitários; participação no Fórum Municipal Lixo e Cidadania, que debateu a implementação de programas públicos e privados de coleta seletiva; reuniões com prefeituras e universidades públicas e privadas para definir ações de educação ambiental; reuniões com catadores de materiais recicláveis de MS; participação na organização da 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, realizada em Campo Grande; orientação sobre coleta seletiva e criação de cooperativas de reciclagem no interior do estado, entre muitas outras.

 

“Fazer a apresentação dos resultados para os colegas de trabalho é imprescindível, pois boa parte de nossas ações não tem resultados palpáveis, como acontece com outros setores da Fundação. Muitas vezes, o que conseguimos obter é a conscientização de profissionais e da população que podemos alcançar, mas isso só vai refletir no dia-a-dia em médio ou longo prazo”, afirma o técnico do Sesam, Gregório Corrêa.

 

O chefe do Sesam da Suest/MS, Antônio Carlos Vilharva, reafirmou que “o trabalho realizado pelo Sesam gera frutos, porém, nem sempre de maneira imediata, pois a educação, em qualquer instância, pode transformar realidades em longo prazo e a exposição dos resultados pode ajudar os colegas a conhecerem melhor os trabalhos desenvolvidos pelo setor”.

 

O superintendente substituto da FUNASA em MS, José Vamberto Alves, exaltou a iniciativa do Sesam e pontuou que “é importante saber o que o colega que está ao lado faz e a ideia de apresentar os resultados nasceu no próprio setor, o que tem um valor muito especial. Assim sendo, que as ações deste ano sirvam de referência para as do ano que vem, e novos trabalhos sejam desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida da população também através da educação em saúde ambiental”.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here