Funasa de MS discute ações no Fórum Municipal Lixo e Cidadania

0
101

Integrante do Fórum Municipal Lixo e Cidadania de Campo Grande, a Fundação Nacional de Saúde de Mato Grosso do Sul participou, nas últimas semanas, de uma reunião com a comissão responsável por manter uma discussão permanente em assuntos de interesse de toda sociedade.

 

A Funasa de MS participa da Comissão de Coleta Seletiva, uma das quatro do Fórum, e em reunião na sede da Instituição a Bióloga do Serviço de Saúde Ambiental (Sesam), Carla Grellmann, conduziu os trabalhos da última reunião. A Comissão tem como objetivo acompanhar a implementação dos programas e projetos públicos e privados de coleta seletiva que estejam acontecendo no município. Na ocasião foram debatidas as ações que deverão ser desenvolvidas neste primeiro semestre, sendo que os próximos encontros já foram agendados.

 

Na exposição dos grupos, as idéias foram apresentadas e discutidas pelos integrantes. A intenção dos membros é auxiliar as cooperativas, orientá-las para que estejam atuando dentro do que preconiza a lei dos resíduos sólidos, disponibilizando auxílio e ajustando a situação, se necessário.

 

Os responsáveis pelas ações em Coleta Seletiva também solicitaram à diretoria do Fórum que sejam providenciados os encaminhamentos necessários para que a comissão possa ter conhecimento das cláusulas do contrato da Prefeitura com a empresa Solurb no que diz respeito à coleta dos resíduos sólidos.

 

Outra idéia que será desenvolvida é a elaboração de um projeto básico de implantação de coleta seletiva para ser apresentado às federações, ação esta que já ganhou colaboradores que não participam desta Comissão.

 

O superintendente estadual da Funasa de MS, Pedro Teruel, afirma que essas ações impactam de maneira positiva no desenvolvimento social e ambiental do município, e lembra ainda que “A função da Funasa de MS dentro das reuniões é auxiliar nas medidas que forem tomadas para a execução da política de resíduos sólidos da Capital, como a educação ambiental e reciclagem de materiais”