Governo mantém traçado de ramais da Ferrovia Norte-Sul em MS

Em reunião com parlamentares e prefeitos de Mato Grosso do Sul, o diretor da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), Bernardo Figueiredo, afirmou que o governo federal manterá o projeto de implantação de dois ramais da Ferrovia Norte Sul no Estado sem alterações. O encontro foi realizado em Brasília, na tarde desta terça-feira.

 

Conforme o deputado Reinaldo Azambuja, as duas ferrovias são essenciais para o desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. “Não adianta sermos competitivos da porteira para dentro, batendo sucessivos recordes de produção, se não tivermos uma logística favorável”, declarou.

 

A Estrada de Ferro 267, que liga Mato Grosso do Sul a São Paulo, vai passar por Brasilândia, Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Nova Andradina, Angélica, Deodápolis e Dourados. Já a da Estrada de Ferro 484, liga Maracaju ao Paraná. Havia rumores de que parlamentares de São Paulo estariam pressionando o governo federal para que uma das ferrovias passassem apenas por aquele estado.

 

“São rodovias importantíssimas para integração nacional e para o desenvolvimento do nosso Estado”, frisou o deputado. Ele informou que, segundo o presidente da EPL, até setembro serão publicados os editais de licitação das duas ferrovias. Bernardo também se comprometeu a participar de audiência pública na Assembleia Legislativa para discutir outras ferrovias.

 

“Cobramos a questão da antiga Noroeste do Brasil, que Liga Três Lagoas, Campo Grande, Corumbá, com ramal até Ponta Porã. Hoje é administrada pela ALL (América Latina Logística) e está sucateada. Também precisamos discutir outras alternativas, como ligação com Porto Murtinho, que é a extensão da Norte Sul, ligação com Ponta Porã e Porto de Concepcion, no Paraguai, fazendo a integração Sul Americana. É fundamental interligar as regiões e países vizinhos”, afirmou Reinaldo Azambuja.

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