Greve dos bancários começa hoje em Dourados região

O Sindicato dos Bancários de Dourados aprovou greve por tempo indeterminado a partir de hoje (30) em Dourados e região. Todas as 21 agências bancárias do município irão aderir ao movimento e inicialmente também agências das cidades de Fátima do Sul e Nova Alvorada do Sul, sendo que as de outras cidades devem confirmar participação.

A greve foi definida em assembleia na noite de quinta-feira (25), após a maioria dos bancários rejeitar a proposta oferecida pela Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) de reajuste de 7% sobre todas as verbas, e 7,35% sobre o piso. A aprovação da greve segue orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, que avaliou como “insuficientes” as propostas da Fenaban e dos bancos públicos.

Os bancários reivindicam 12,5% de reajuste e aumento para os vales refeição, alimentação, mais segurança nas agências, mais empregos, igualdade de oportunidades na ascensão profissional, o fim do assédio moral e o fim da cobrança de metas abusivas.

Segundo Janes Estigarribia, presidente do Sindicato dos Bancários e Trabalhadores do Ramo Financeiro de Dourados e Região, a greve segue por tempo indeterminado, até que as melhorias sejam atendidas.

“Nossas condições de trabalhos estão precárias, queremos um reajuste digno e respeito à classe, mais segurança, menos pressão, não temos previsão de retomar os trabalhos até obtermos melhores propostas. Os funcionários são cobrados por metas absurdas, isso faz com que muitos fiquem afastados por problemas psicológicos, só em Dourados, por exemplo, são 32 nessa situação”, afirma.

Janes destaca que as melhorias se conquistadas favorecem não somente a categoria mas também toda a população. “Vale ressaltar que nossa busca por melhores condições reflete na qualidade do atendimento, na melhor estrutura e segurança, então a população também ganha com isso”, enfatiza.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here