Maracaju inicia Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC)



A Prefeitura de Maracaju, por intermédio da Secretaria de Educação, lançou nesta sexta-feira (22) o Programa “Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa”. Esse trabalho faz parte de um acordo formal assumido pelos governos federal, estadual, municipal e entidades, visando firmar o compromisso de alfabetizar crianças de até, no máximo, 8 anos de idade, ao final do ciclo de alfabetização.

 

 

O lançamento do programa foi realizado no plenário da Câmara Municipal e contou com as presenças do prefeito Dr. Maurílio, dos vereadores: Édio Antonio, Nego do Povo, Beto Scwhimm, Sebastião Arguelho, a secretária de assistência social Eliane Simões, o chefe de gabinete Wanderlei Roque, a diretora de cultura, Jussara Ferreira , o presidente do Sindicato dos servidores municipais, Carlos Renato, diretores, assessores e imprensa.

 

 

Os professores alfabetizadores serão atendidos pelos orientadores de estudo, em curso de 240 horas (120h/ ano) trabalhadas das seguintes formas: encontros presenciais, totalizando 168 horas distribuídas em 16 unidades; 56 horas de estudo e atividades extra sala e seminários finais: 16 horas.

 

 

Haverá a implementação de Sistema Informatizado de Monitoramento da Formação vinculado ao Sistema Geral de Bolsas (SGB) e os orientadores  de estudo receberão bolsas de estudo, mas devem continuar vinculados ao quadro efetivo do magistério da rede que os indicou.

 

 

Os professores alfabetizadores  receberão ajuda de custo para participar e se dedicar às atividades de formação. São professores alfabetizadores de 1º, 2º e 3º ano, que estão em sala de aula. Para receber esta ajuda de custo do Governo Federal, o professor precisa estar cadastrado no censo de 2012. O município de Maracaju tem o total de 59 professores participantes do programa.

 

 

O prefeito Dr. Maurílio disse do seu empenho com a educação e se prontificou a pagar a bolsa auxílio aos 19 professores que não estão cadastrados no censo de 2012 e que vão participar do programa, sendo este o ato de um grande incentivador da educação.

 

 

 “Sempre tivemos nossos compromissos firmados com a educação. Este pacto traz a Maracaju mais um ponto positivo na educação de nossas crianças e incentivar o professor para o bom desempenho na sala de aula. Não medimos esforços para aderir ao programa e dar suporte para mais esta realização.”concluiu o prefeito.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here