Maracaju realiza VIII conferência municipal da saúde

Conferência da Saúde do Municipio de Maracaju será realizada nestes dias 29 e 30 de março

0
268

Da Redação

A oitava conferência da saúde que será realizada nos dias 29 e 30 de março elenca como tema central “Democracia e Saúde: Saúde como direito e consolidações e Financiamento do SUS”.

Dentro desse tema serão dispostos os eixos temáticos, destacando a Saúde como direito, Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde(SUS) e Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

Na conferência o desafio atual é conseguir a contribuição de cada usuário, profissional de saúde. Gestor e prestador, para que a gestão participativa, vestida da bandeira da Democracia e Saúde, possa ser uma poderosa guardiã da Constituição Federal na defesa do Direito Humano Fundamental à Saúde.

A conferência de Saúde é um momento de discutirmos e avaliarmos a Saúde no âmbito municipal, estadual e nacional é importante a participação de todas as partes envolvidas.

A Conferência será na Câmara Municipal de Maracaju a partir das 18 horas do dia 29 de março.

Entrevista no rádio

Em entrevista ao programa Primeira Hora na Cidade 104,3 FM, com os Jornalistas Osmar Silva e Paulo Roberto, Maria Antonia Conceição de Souza Kuending, Presidente do Conselho Municipal de Saúde de Maracaju,  destacou que “a conferência tem o objetivo de receber propostas da comunidade, avaliar o sistema de saúde, a gestão da saúde como esta sendo oferecida e propor novas diretrizes para que melhore cada vez mais a saúde em nossa cidade” enfatiza a presidente do conselho.

Maria disse também que nas conferências as propostas são aprovadas pelas pessoas que estão participando da assembléia, que é a própria conferência, a presidente explicou que “ as propostas aprovadas no município já vai para o plano municipal de saúde de Maracaju, o que diz respeito ao estado, os delegados dessa conferencia de Maracaju, vão para Campo Grande, quando ocorre a estadual e as propostas do estado já são enviadas para o plano de saúde do estado e na esfera federal também” lembrou.

Maria realçou que muitas foram as conquistas das conferências via SUS, por exemplo ESFs, agentes comunitários e dentre outros serviços que as vezes o próprio usuário nem sabe que utiliza, como vigilância sanitária, vacinas, tratamentos de algumas doenças que são fiscalizadas pela vigilância de saúde e que é uma conquista das conferencias com a existência do SUS.

A Conferência Municipal da Saúde será realizada nesta sexta dia 29 as 18 horas na Câmara Municipal com credenciamento, palestras com a Carmen que é do Conselho Estadual de Saúde, Dr Gabriel que é Promotor de Ponta Porã, o Sebastião que é membro do Conselho Municipal de Saúde de Campo Grande e no dia 30 a partir das 7:30 tem a sequência no sábado dia 30.

Para informações ao nosso site, envie sua sugestão via wattsapp 67 99903-5410, registre o fato através de foto com seu celular e contate-nos.

maracajunahora – foco na notícia