Materia Especial: Varicocele, saiba mais sobre esta doença

0
102

Saiba mais sobre a varicocele

A varicocele surge, normalmente, na puberdade, entre 14 e 15 anos e atinge aproximadamente 20% dos homens no mundo. A doença é a principal responsável pela infertilidade masculina, ainda que 2/3 dos portadores sejam férteis. Por ser assintomática na maior parte dos casos, a varicocele pode não ser identificada ao longo da vida, sendo necessários exames específicos para que ela seja diagnosticada.

O que é a varicocele?

Assim como as varizes que ocorrem em diferentes partes do corpo tanto de homens quanto de mulheres, a varicocele também consiste em uma dilatação anormal das veias. Nesse caso, essa alteração ocorre nos testículos, fazendo com que haja uma insuficiência em realizar a drenagem do sangue e um consequente represamento do sangue, com dilatação venosa na região escrotal.

A varicocele é mais comum no testículo esquerdo em decorrência do posicionamento da veia, sendo que 80% dos casos são dessa natureza. O problema, entretanto, atinge a produção e a qualidade dos espermatozoides produzidos em ambos os testículos, podendo resultar na infertilidade masculina.

Quais os sintomas da varicocele?

Ainda que influencie diretamente na produção e qualidade dos espermatozoides, a varicocele se manifesta de forma assintomática na maioria dos casos. Entretanto, há evidências de algumas manifestações recorrentes em portadores do problema, como:

  • Sensação de peso no escroto;
  • Dor descontinuada na região;
  • Infertilidade;
  • Volume escrotal saliente.

É comum, contudo, que não haja suspeitas da varicocele, mas que em consultas rotineiras ou específicas no urologista a patologia possa ser identificada a partir de exame físico ou por meio do ultrassom com dopplervelocimetria dos testículos. O especialista pode ser procurado tanto nos casos em que algum dos sintomas é identificado ou quando o casal tenta engravidar há um ano ou mais, sem sucesso.

Existe tratamento para a varicocele?

A varicocele possui tratamento, mas ele deve ser analisado junto ao urologista para se avaliar as peculiaridades do caso, como gravidade, idade do paciente e interesse em ter filhos. Caso o único fator de descontentamento com a varicocele esteja relacionado à fertilidade, é possível procurar uma clínica de reprodução humana para verificar a viabilidade de um tratamento de fertilização in vitro que faça com que a cirurgia de correção não seja necessária.

Em casos nos quais o paciente relata desconforto com a condição, o tratamento mais indicado é o cirúrgico, com a assistência de um microscópio de alta precisão. A cirurgia é considerada de baixa complexidade, sem a necessidade de internação e alta no mesmo dia. É indicado aguardar um período entre 3 e 6 meses após o procedimento para realizar o espermograma para conferir os resultados da cirurgia para correção da varicocele.

Fonte: Clínica BedMed