Mesmo controlada Dengue preocupa Agentes de Endemias

Valdemir  Gomes  dos Santos, técnico coordenador de controles de vetores do Núcleo Estadual de Jardim, esteve fazendo uma visita rotineira na cidade de Maracaju que pertence ao núcleo. A intenção da fiscalização é dar suporte técnico e orientação para a diminuição de mosquito causador da dengue.

 

Em Maracaju segundo os números oficiais foram feitas 12 notificações e 2 casos confirmados, número esse pequeno segundo o coordenador. Mas a preocupação é com relação aos últimos levantamentos feitos onde foi encontrada uma grande incidência de larvas.

 

A cidade foi dividida em regiões para poder facilitar o trabalho dos agentes de campos e ao mesmo tempo poder dar uma resposta mais efetiva e rápida com relação aos focos encontrados.

 

O levantamento Índice Rápido do Aedes ( LIRA) vem agilizando os trabalhos, e em poucos dias os agentes obtém as respostas e podem combater o ciclo bimestral nos locais de maior incidência.

 

De acordo com Valdemir Gomes dos Santos, em Maracaju onde os agentes encontram o foco do Aedes Aegypti é em lixo doméstico jogado no fundo de quintal e também em borracharias com pneus sem estar devidamente cobertos. “Na verdade Maracaju a situação preocupa, mais está controlada, o que falta mesmo é a população fazer a sua parte. O município está fazendo a parte que é de sua responsabilidade, mas a população tem que colaborar”. Disse Valdemir.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here