Milho safrinha vai ocupar 71% da área da soja em MS

0
151



A área destinada ao milho safrinha em Mato Grosso do Sul corresponde a 71% da área de soja na safra 2012/13, o equivalente a 1,5 milhões de hectares. A informação foi levantada pelo Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio de MS (SIGA-MS), desenvolvido por técnicos da Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja/MS) e da Federação da Agricultura e Pecuária de MS (Sistema Famasul).

 

 

De acordo com o engenheiro agrônomo do Sistema Famasul, Leonardo Carloto, o plantio do milho é feito concomitantemente à colheita da soja. “Havendo contribuições climáticas, o ritmo do plantio deve se intensificar nos próximos dias. O milho safrinha já está em fase de cultivo em 1,33 milhões de hectares e as chuvas tem colaborado para este rendimento”, relata o agrônomo.

 

 

O milho já foi plantado em 68,8% da extensão de área prevista para esta safra. Já a colheita da soja, até o primeiro dia do mês de março, somava 82,5%.

 

 

Na região sul do Estado os municípios de Amambaí, Fátima do Sul e Laguna Carapã ultrapassam os 90% do plantio do milho. Enquanto que no Norte, os municípios mais adiantados são Costa Rica, Sidrolândia e Chapadão do Sul, com 70% e 80% do plantio concluído.

 

 

O estudo realizado entre os dias 22 de fevereiro e primeiro de março está  disponível no site da Aprosoja/MS. www.aprosojams.org.br