Modalidade de comercialização de ventre livre facilita difusão da genética Quarto de Milha

Cada vez mais usado em esportes como laço comprido e apartação, a raça quarto de milha tem como principal atributo a velocidade e a destreza na execução dos movimentos essenciais para o sucesso nesses esportes. E essas características se tornam ainda mais acentuadas quando o animal apresenta genética diferenciada, fruto de trabalho de melhoramento e acasalamentos entre os campeões da raça.

 

Porém, dificilmente essa genética é disponibilizada ao mercado. Muitas vezes, os investidores são também competidores e não abrem mão de terem seus animais, já que a interação entre os mesmos é fundamental. É ai que entra a importância da modalidade de comercialização do ventre livre, isto é, colocar a disposição dos compradores a possibilidade de acasalar um animal com a égua campeã e assim, por meio de seus filhos, obter a genética da mãe.

 

“É a melhor maneira do investidor adquirir uma genética específica, pois como o criador não abre mão do animal, seu filho tem grandes chances de possuir suas características, e ainda por cima, melhorá-las já que pode-se acasalar o animal com outra genética diferenciada, obtendo uma progênie com ainda mais potencial”, explica Aparício Flores, especialista em mercado de equinos e proprietário da leiloeira Taquari Horse.

 

Antonio Motta, que é criador de quarto de milha em Ponta Porã, Mato Grosso do Sul, também acredita nessa possibilidade de compra e venda, pois é uma das maneiras mais viáveis de se adquirir genética de ponta.

 

“As vezes, eu como competidor me interesso por um animal que é de um criador nos Estados Unidos e que por já ser bem premiado não abre mão daquele animal, então através do ventre livre no caso das fêmeas, eu posso adquirir a genética de uma forma mais direta e com mais resultado”, enfatiza Antonio.

 

Leilão oferta ventre livre de cinco éguas importadas

 

E utilizando desta modalidade, o 2º Leilão Haras Motta promete movimentar o mercado de cavalos quarto de milha no Brasil. No próximo dia 1º de maio, a partir das 19 horas em Ponta Porã-MS cinco éguas americanas, grandes competidoras em provas de apartação, terão seu ventre ofertado entre elas, Cat Little Pepto, filha do maior garanhão de todos os tempos, High Brow Cat. Para os interessados, o leilão será transmitido pelo Agrobrasil TV e mais informações podem ser encontradas em www.harasmotta.com/leilao

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here