MS envia 1,1 mil soldados do Exército para a Copa

Cães farejadores vão ajudar as forças de segurança durante a Copa do Mundo (Foto: Hélder Rafael/G1MS)

Cães farejadores vão ajudar as forças de segurança durante a Copa do Mundo (Foto: Hélder Rafael/G1MS)


Como esperado, Mato Grosso do Sul enviou na manhã desta segunda-feira parte dos militares do Exército para garantir reforço na segurança de cidades sede da Copa. Para Cuiabá foram enviados hoje 110 homens. O contingente ficará de prontidão para atuar caso haja distúrbios, como manifestações violentas.

 

Todos os militares prestam serviços na 14ª Companhia de Polícia do Exército, sediada em Campo Grande. A companhia cedeu ainda três cães policiais e dois cães farejadores de explosivos, das raças labrador e pastor belga malinois. Os cães para faro serão empregados nas rondas em aeroportos, hotéis e na Arena Pantanal.

 

Além do contingente, a 14ª Companhia enviou para a capital mato-grossense nove viaturas, 14 motocicletas e armamento letal e não-letal. As tropas de Campo Grande ficarão alojadas na sede do comando da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Cuiabá.

 

PFs E PRFs

O estado de Mato Grosso do Sul ainda vai ‘emprestar’ parte de sua tropa de policiais federais e rodoviários federais. Com o desfalque, a fronteira sul-mato-grossense estará praticamente aberta para o tráfico.

 

Ainda não foi definido o quantitativo exato de policiais a serem enviados, mas estima-se que a PF envie entre 30% a 40% de seu efetivo. Já a PRF irá encaminhar aproximadamente 25% de seus agentes.

 

Com o envio de policiais, principalmente da PRF, alguns postos sul-mato-grossenses correm grande risco de ficarem abandonados no período de jogos, pois o efetivo de profissionais no Estado é pequeno. Dos 450 profissionais PRF’s que atuam em 22 postos e 10 delegacias de MS, 115 foram escalados para atuar na Copa.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here