Artigo: Muros de contenção: Você sabe o que eles são?

Saiba sobre muros de contenção

0
323

Flor Nuñez/Argentina

Vamos abordar neste artigo um pouco a respeito dos muros de contenção. Como é feito um muro de contenção? São detalhes importantes quando para qualquer obra no setor de engenharia. Qualquer profissional da área, precisa se aprofundar ao máximo neste assunto, pois, é uma tecnologia que está sempre avançando, e os resultados precisam ser dentro do esperado.

O que é um muro de contenção?

Em primeiro lugar, vamos fazer a definição a respeito do que é um muro de contenção. Os muros são estruturas que são utilizadas para barrar enxurradas e até mesmo sedimentos de terras. A estabilidade dos muros de contenção dependem de uma série de fatores, tais como a integridade estrutural.

Podemos mencionar algumas vantagens da construção dos muros de contenção.

A flexibilidade da construção, bem como o baixo valor investido, e até mesmo o tempo curto da construção do mesmo. Outro benefício importante do muro de contenção é que se permite reutilizar certos materiais, o que é muito interessante.

Como é feito um muro de contenção?

Vários materiais podem ser usados na construção de um muro de contenção, entre os quais podemos citar: bloco estrutural e com concreto armado, são os mais comuns da área.

– Para se construir um muro de contenção alguns passos são necessários. Para ser construído um muro de alvenaria, por exemplo, pega-se uma parede de alvenaria com argamassa de areia e cimento e também areia. Este tipo de muro é recomendado para alturas inferiores a dois metros.

– Vamos comentar a respeito do muro de bambu. Este tipo de muro de contenção é usado em encostas baixas. Coloca-se as peças de bambu na posição horizontal, e todas fixadas em pilaretes de madeira.

– Outro tipo de muro de contenção é o muro de sacaria de solo cimento. Para este tipo de muro, o uso de sacos de ráfia é essencial. Outros materiais importantes são: polipropileno e um barbante para que os sacos sejam fechados. Logo em seguida uma mistura de água e cimento é feita no solo. A massa é colocada nos sacos. Em seguida as camadas são criadas e são cobertas por outras camadas. Este tipo de muro é adequado para áreas arenosas, com uma altura recomendada de no máximo cinco metros.

Há muitos outros tipos de muro de contenção, portanto, consultar uma empresa renomada é uma ideia bem interessante para a conclusão de sua obra. Vale a pena falar com um engenheiro responsável a fim de conseguir os melhores resultados possíveis. Avalie os custos e benefícios da obra, uma vez que tudo precisa ser bem elaborado. É uma obra muito importante e que resolve diversos problemas.