Na UFMS prefeito Dr Maurílio participa do Projeto Mercado Escola

Assessoria de Imprensa/maracajunahora

O Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja esteve  nesta segunda feira (31) acompanhado  do Diretor do Departamento Agropecuário Municipal Eloar Castelaci, participando em Campo Grande , na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, do Projeto Mercado Escola.O projeto Mercado Escola faz parte do projeto de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares ITCP/UFMS  é um projeto de extensão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul que presta serviços necessários para o início, desenvolvimento e/ou reciclagem de cooperativas ou grupos de trabalho associativo, denominados de Empreendimentos de Economia Solidária

Mercado Escola é uma demanda dos grupos incubados pela UFMS e tem como objetivo fomentar  a comercialização de produtos saldáveis da agricultura familiar e criar um espaço de aprendizagem e troca de experiência.

Na reunião estiveram presentes o Reitor da Universidade Federal, Pro Reitor, a Coordenadora do Projeto, representantes dos 10 municípios que participam do programa e o Deputado Federal Zeca do PT.

O prefeito Maurílio esteve na tribuna de honra representando os prefeitos dos 10 municípios participantes. Maracaju está servindo como referencia na agricultura familiar, com um trabalho que iniciou em 2016, e conta com 35 produtores, é o único municípios que está com toda a documentação em dia, e pagamento feito  do Projeto incubadora, Maracaju já vai para o terceiro abate de franco do projeto Frango Caipira, e  está  iniciando o projeto laranja, sendo 20 pés de muda a cada produtor, além de ter a garantia de compra dos produtos junto a merenda escolar.

 Segundo a Coordenadora do projeto Miriam Aveiro  o projeto segue a linha de pensamento do programa da ITCP/UFMS , prevendo a instalação  e uso de tecnologias ambientais e sustentáveis. Serão 28 boxes de vendas, distribuídos para os grupos de produtores incubados dos municípios atendidos pelo ITCP-UFMS. O projeto terá um custo de 5 milhões, dois quais 2 milhões já estão garantidos através de emendas  dos deputados Zeca do PT e Vander Loubet. O Governo do Estado   dará contra partida de dois milhões, a obra terá 2.500 metros quadrados e deve começar no primeiro semestre deste ano.

Para o Deputado  Zeca do PT, essa é uma parceria que tem um retorno muito grande e importante para toda a sociedade, o consumidor terá produtos de qualidade fantástica, produtos naturais puro,e o pequeno produtor, que sempre teve como maior dificuldade o comercio de seus produtos  , terá esse espaço só dele, com uma melhor fonte de renda.

Prefeito Maurílio Ferreira Azambuja disse que desde que assumiu em 2013, vem trabalhando em prol dos pequenos produtores,. “ Eles tem vontade de trabalhar,  nos homens públicos devemos fazer a nossa parte , dar oportunidade, fazer parceiras, essa é uma parceria que tem trazido resultado positivo para o pequeno produtor, e vamos continuar parceiros, nossa meta é trabalhar pelo bem comum”, disse Maurílio