Pancada de chuva não ameniza e ‘calorão’ continua em Dourados

0
2242
Temperaturas seguem altas em Dourados Foto: Arquivo Dourados News

Dourados News

Após 17 dias sem chuva, Dourados registrou uma curta pancada logo pela manhã nesta quinta-feira (19), mas, não foi suficiente para afastar o calor. Conforme o Guia Clima Embrapa, o registro foi de 1mm, às 7h.

No horário da pancada de chuva, os termômetros marcaram 19°C em média. Já às 13h48, a temperatura máxima alcançou 37°C. Em poucas horas, o aumento foi de 18°C.

A média de chuva estimada para setembro é de 102.5 mm. Até o momento, o registro é de 8.1 mm, conforme o Guia Clima Embrapa.

Entre 32.1°C a 41°C, é recomendado muita atenção, pelo fato do calor excessivo, além de provocar desconforto térmico, poder afetar o desempenho e o comportamento das pessoas, causando mal-estar, inquietações e perda de concentração. Além disso, pode causar fadiga, câimbra e esgotamento.

Os ventos chegaram a 33 km/h, às 13h53 em Dourados, considerados como forte, conforme o Guia Clima Embrapa.
A umidade relativa do ar alcançou o índice de 28%, às 13h24, índice que indica estado de atenção.

Conforme mostrado pelo Dourados News, junto ao calor, setembro tem contado com dias com baixa umidade relativa do ar, sendo que esta já alcançou índice de até 10% recentemente.

Níveis baixos de umidade relativa do ar indicam que há uma pequena quantidade de água, em forma de vapor na atmosfera. Quando isso ocorre, são comuns os problemas respiratórios, sangramento pelo nariz, irritação nos olhos e ressecamento de mucosas e da pele.

PREVISÃO

Para a sexta-feira (19), a previsão aponta temperatura entre 20°C a 37°C. A probabilidade de chover, conforme o Ceptec (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos) é de 5%.