Para internautas, ampliação da coleta seletiva ajudará na reciclagem do lixo

Internautas acreditam que a ampliação da coleta seletiva ajudará a aumentar o reaproveitamento do lixo em Dourados – Foto: Divulgação

 

Da Redação

Enquete realizada pelo Dourados News  aponta que na opinião de 57,94% (427 votos) dos leitores, só com o aumento da coleta seletiva o município passará a aproveitar melhor o lixo produzido.

Na semana passada, o site mostrou através de dados repassados pela Semsur (Secretaria Municipal de Serviços Urbanos), que no mês de abril, foram recolhidos em Dourados 5.312 toneladas de lixo, quase 203 toneladas/dia, entre resíduos orgânico, hospitalar e reciclado. Do total, apenas 1,3% é utilizado diariamente para a reciclagem.

Boa parte do reaproveitado é feita através da coleta seletiva, 1,5 toneladas por dia, segundo a secretaria. A outra parte, em torno de 1 tonelada é realizada pelos agentes ecológicos – pessoas que recolhem o lixo para comercializá-lo.

Atualmente esse trabalho [coleta seletiva] é feito em 12 bairros, Portal, BNH 2º e 3º Plano, Alto das Paineiras, Jardim Mônaco, Jardim Europa, Residencial Wladimiro do Amaral, Vila Corumbá, Vila Tonani, Vila Cidade Áurea, Vila Santana, Vila Planalto.

Apesar da pouca reciclagem dos resíduos produzidos no município, o diretor do departamento de Serviços Urbanos, Édio Pedroso, revela que existe um projeto em estudo para ampliar a coleta seletiva para mais 30 bairros.

“A coleta seletiva é de extrema importância, pois na coleta normal nem todas as pessoas separam o lixo, põem tudo misturado, então vai muita coisa para o aterro sanitário que poderia ser reciclada. Se fosse selecionado o lixo seria menor”, disse ao **Dourados News.

OUTROS RESULTADOS

Já para 23,74% (175) das pessoas que responderam a enquete, o reaproveitamento seria maior se as pessoas passassem a separar os resíduos corretamente em suas casas e 9,77% (77), acreditam que deveriam haver mais agentes ecológicos nas ruas do município.

Segundo 8,55% (63), nada adiantaria porque as pessoas ainda não se importam com o lixo produzido no município.

NOVA ENQUETE

Dados divulgados pelo Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) de Dourados, apontam que de janeiro a maio já foram registrados 40 casos de violência contra idosos no município, o que resulta numa média de duas ocorrências por semana.

Dentre os casos estão negligência, violência psicológica e física, ameaça, maus tratos e abandono.

Diante desse fato, o Dourados News quer a sua opinião sobre o tema. Participe!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here