PENAIC: formação continuada é realizada em Maracaju

PNAIC- Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa no Município de Maracaju-MS, dos dias 28 e 29 de agosto foram marcados pela abertura dos trabalhos de formação continuada presencial de professores alfabetizadores .

Coordenadora Local do PNAIC –profª Silvana Terezinha Carra Dias, em suas palavras disse que as formações estão chegando ao terceiro ano do PNAIC no Município de Maracaju e tem como objetivo ampliar as discussões sobre a alfabetização na perspectiva do letramento, no que tange a questões pedagógicas das diversas áreas do conhecimento em uma perspectiva interdisciplinar ,bem como sobre princípios de gestão e organização do ciclo de alfabetização ,destacando a criança como protagonista da sua aprendizagem com as funções sociais de linguagem escrita e oral .

Trata-se portanto de apresentar encaminhamentos metodológicos que possibilitem o desenvolvimento dos direitos da aprendizagem dentro do ciclo de alfabetização, tendo a criança e sua infância como foco central de nossas ações pedagógica.

Profª Sandra Mara Amaral Marcondes- Secretária Municipal de Educação ,reforçou aos professores da importância da continuidade das formações , que estamos caminhando pelo terceiro ano e que muito tem contribuído para as práticas diárias, a socialização dos trabalhos e trocas de experiência ,possibilitando olhares diferentes e propondo novos caminhos da difícil mas gostosa tarefa de alfabetizar.

Pedindo para amar as pessoas e a nós mesmos, só assim iremos fazer a diferença. Situou das dificuldades que todos os Programas do Governo Federal vem passando e destacou que o PNAIC é um dos poucos que estão dando sua continuidade. Ressaltou que o convite está sendo estendido a todos os professores que ministram aulas de Produção Interativa e de Artes para que tenham sim a mesma oportunidade de estudos e aperfeiçoamento nas suas práticas.

Profª Thiane Lima Baubuena ,Graduada em Pedagogia e Pós Graduada em Psicopedagogia palestrou sobre : Problemas de Aprendizagem ou de Ensinagem? Não crie rótulos. Crie Estratégias. Durante o Seminário Inicial os professores tiveram a oportunidade de apresentar suas experiências em sala de aula com a Profª Adalgisa Maria Batista Moraes da Escola Educar para Crescer com o Projeto “A História de Maracaju” ,compartilhou sua experiência Pedagógica de Linguagem e seu projeto foi desenvolvido de forma interdisciplinar.

A profª Selma Ribeiro de Oliveira da Escola Mauricia Paré Gomes apresentou sua experiência pedagógica de Matemática.

Na oportunidade foi apresentado os Orientadores de Estudo profº Genozaires Ferreira Barbosa, responsável pelas formações dos professores das Escolas Municipais: João Batista Lino Braga, José Pereira da Rosa, Irma de Lima Matos, Mauricia Paré Gomes, – Orientadora de Estudos Profª Lidiamara Cândido Machado , responsável pela formação dos professores das Escola Municipais e Estaduais: Santa Guilhermina com a sala Engenho e Quilombo, Artur Tavares de Melo, Julio Muller Pólo, Ciro Aniz, Educar para Crescer, João Pedro Fernandes, e Manoel Ferreira de Lima.

DSC_1241

Apresentação dos encontros através de calendário expedido para a organização prévia dos professores; assinatura e estudo do contrato didático estabelecido para o funcionamento de 2015 e apresentação da carga horária para o professor alfabetizador ,sendo 80 horas em cinco encontros e dois seminários.