Pescador pega dourado de 11 quilos em menos de três horas de pesca

0
586

O peixe pesou 11 quilos com 89 centímetros- Foto: Divulgação

Um pescador amador pescou na tarde de quinta-feira (26) no Rio Dourado, região de Fátima de Sul, um dourado de 11 quilos com 89 centímetros. Rodrigo André de Souza Jorge, residente em Dourados, disse em entrevista ao Dourados News, na manhã desta sexta (27), que precisou de mais de 15 minutos para tirá-lo da água.

“Esse foi o primeiro deste ano, consegui pega-lo depois de três horas que estava no rio, sobre muita chuva. A emoção foi muito grande, fiquei com as pernas bambas quando retirei ele. Mas todo ano consigo pescar um grande, ano passado foi um de 13 quilos com um metro de comprimento”, conta Rodrigo.

O rapaz trabalha como programador, mas tem a pesca como um hobby, praticada aproximadamente cinco vezes no mês dentro do período permitido por lei. Os materiais utilizados pelo pescador são uma vara de fibra de carbono que é leve e resistente, uma carretilha de porte médio e a linha é multifilamento, ela parece uma linha de tecido leve e também mais resistente que as de náilon.

Já o anzol é encastoado com girador, específico para pescado acima de 68 centímetros, ele tem um cabo de aço que não deixa o peixe corta-lo, assim como no momento em que roda para tentar soltar o anzol também não consegue. A isca é chamada de Tuvira (um peixe pequeno, que é colocado vivo no anzol).

“Eu utilizo esses tipos de materiais por ser mais resistente e também por facilitar na hora do arremesso no rio, a linha, por exemplo, vai mais longe ao ser lançada na água. E são muitos arremessos durante a pesca, por isso a necessidade de aparelhos leves”, explica o programador.

Ele estava na companhia dos amigos que também praticam a pesca como um hobby, Robson e Antônio. Sempre que podem seguem para o Rio Dourados, onde colecionam aventuras.

Sobre o destino do pescado Rodrigo é direto, será consumido pela família na Páscoa. “Vai virar um assado no domingo de Páscoa, já que a minha família é grande e está se aproximando a Semana Santa, será o prato do data”, disse emocionado.

Na mesma tarde o pescador conta que o amigo Antônio pegou um Dourado, com 68 centímetros – [veja vídeo abaixo] – pesando aproximadamente quatro quilos. Durante a tarde de pesca, três peixes foram soltos novamente no rio, por conta de não atingir a medida permitida por lei que é de 65 centímetros.

“Acho importante frisar que nós temos a consciência, somos pescadores amadores, mas se acaso pescarmos peixes fora da medida devolvemos para o rio”, frisou Rodrigo.

Dourados News