Pesquisa revela que tempo e dinheiro são empecilhos para não estudar

Muita gente acaba desistindo de estudar ou se atualizar profissionalmente pela falta de tempo e dinheiro. O mercado de trabalho cobra que o profissional tenha conhecimento e esteja capacitado para enfrentar os desafios que o cargo lhe impõe, mas não é o que vem acontecendo.

 

Uma pesquisa realizada pelo Portal Educação este ano com mais de 10 mil pessoas entrevistadas, revela que 47,30% dos entrevistados não estudam por falta de dinheiro e 22,96% dizem que é a falta de tempo que atrapalha se dedicar aos estudos.

 

Fazendo um comparativo com 2012, a mesma pesquisa realizada apontou que 54,7% dos entrevistados disseram que não realizam um curso por falta de dinheiro (74% a menos que em 2013) e 39,8% responderam que falta tempo para estudar (16,84% a menos que em 2013). As diferenças nos resultados apurados entre 2012 e 2013 mostram que a EaD tem sido uma alternativa para viabilizar o estudo, tanto por ser geralmente mais barata que a educação presencial, quanto por permitir a flexibilidade de tempo para estudar.

 

No entanto, os altos índices de respostas enfatizando falta de tempo e dinheiro podem acabar sendo uma desculpa já que, hoje em dia, a facilidade de acesso a bibliotecas, vídeos gratuitos, cursos online e internet Wifi, possibilitam várias opções de estudos a um baixo ou nenhum custo. Além disso, o esforço vale a pena, já que a mesma pesquisa apontou que, entre os alunos de Pós-graduação a distância, 41% conseguiram melhorar sua renda após realizar o curso e 32% tiveram como resultado uma promoção ou o ingresso em um novo emprego.

 

Estudar a distância pode ser uma boa pedida, já que permite uma eficaz combinação de estudo e trabalho, com um menor custo por estudante. Sem contar que é o aluno quem decide quando, onde e como estudar, é a autodisciplina que se sobressai nesse caso.

 

Para Janaína de Cássia Lopes, de Colinas do Tocantins, o curso a distância foi a opção escolhida por ser mais barato e ter flexibilidade no estudo.

 

“Penso que a informação online é prática diante da agitação cotidiana. Fazer um curso de boa qualidade, com temática adequada às exigências profissionais, podendo ser acessado quando e onde quisermos facilita muito o acesso ao conhecimento”, declara.

 

O Portal Educação, empresa referência em Educação a Distância no país, oferece mais de mil cursos online de atualização profissional para profissionais das mais de 36 áreas do conhecimento.

 

Está aí uma boa dica de opção de estudo. Se você tiver força de vontade, persistência, disciplina e pesquisar, poderá dar um grande passo na sua carreira economizando tempo e dinheiro, e agregando sucesso no currículo.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here