PMA apreende 79 quilos de pescado e petrechos proibidos

Policiais Militares Ambientais do Posto Avançado da Cachoeira do Sossego, em Rochedo, receberam denúncias de que elementos praticavam pesca predatória ontem à noite no rio Aquidauana, nas proximidades de um local denominado Cachoeira da Dona Lia.

 

Por volta das 10h30, os policiais encontraram os pescadores, que ao verificarem que se tratava da PMA, fugiram na mata e abandonaram 79 kg de pescado das espécies pintado, dourado e jaú, além de uma rede de pesca e duas boias (petrechos proibidos). A escuridão e mata densa facilitaram a fuga dos elementos.

 

O pescado e os petrechos foram aprendidos. A ocorrência será encaminhada à delegacia de Polícia Civil de Rochedo, para a investigação de autoria do crime ambiental de pescar durante a piracema, com petrechos proibidos. A região de Rochedo, que tem o rio Aquidauana, bastante piscoso, é preocupante com relação à pesca predatória. Por este motivo, o Posto Avançado da Cachoeira do Sossego, criado inicialmente para funcionar somente durante o período de piracema, há quatro anos tem permanecido ativado durante todo o ano.

 

Em fiscalização fluvial noturna, os pescadores têm facilidades de fugir da fiscalização. Isto aconteceu na noite de ontem neste caso. Entretanto, reafirma a importância da intensificação da fiscalização neste período de piracema. Os elementos até conseguem fugir, mas não conseguem capturar grandes quantidades de pescado, que é o objetivo da fiscalização. Ou seja, evitar que os cardumes sejam depredados. Como os infratores normalmente agem à noite, exatamente pela facilidade de fuga, os policiais mantêm a operacionalização da fiscalização mais intensificada neste período.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here