Ponta Porã deflagra mutirão contra a dengue

0
116

Assessoria

Ponta Porã deflagra mutirão contra a dengue

Mutirão terá apoio do Exército
O prefeito Ludimar Novais (PPS) determinou que a partir desta segunda-feira (28) as secretarias municipais se mobilizem para realização de trabalho de prevenção contra a dengue. O mutirão será realizado a partir das 7h na região do Grande Marambaia e contará com apoio do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Ponta Porã.

O trabalho de combate ao mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, vai mobilizar a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária, o setor de controle de vetores do município, Centro de Controle de Zoonozes (CCZ), Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo e militares do Exército Brasileiro, que se prontificaram a colaborar com a comunidade. O secretário municipal de Saúde, Eduardo Rodrigues, disse que todo o setor está empenhado na prevenção da dengue.

Conforme a secretaria municipal de Obras e Urbanismo, Fabiane Bordão, os terrenos baldios são, atualmente, os maiores problemas. “Nesses locais as pessoas jogam garrafas, embalagens, plásticos e outros objetos que se transformam em locais apropriados para a procriação do mosquito transmissor, o que acaba agravando a situação”.

O prefeito Ludimar reuniu o secretariado e pediu o empenho de todos para desenvolver trabalho de conscientização junto a comunidade para evitar lixo em locais impróprios. “Nosso maior objetivo é fazer um trabalho de prevenção para evitar que nosso município volte a enfrentar uma epidemia de dengue como ocorreu no passado. Atualmente cidades como Campo Grande e Amambai aqui na região estão enfrentando problemas neste sentido porque não fizeram trabalhos preventivos”, destaca a secretária.

Na segunda-feira a Secretaria de Obras vai mobilizar funcionários, máquinas e caminhões para fazer os trabalhos de limpeza no Grande Marambaia. Junto dos servidores do setor de Obras e Urbanismo estarão os funcionários da Secretaria de Saúde e os militares do Exército. “A partir de agora vamos intensificar o trabalho de combate ao mosquito e vamos fortalecer a parceria com as autoridades sanitárias do Paraguai, para que possamos combater de forma eficaz o mosquito em toda a faixa de fronteira”, destaca.