Pré-matrículas de cursos do Fiems Atuante em Três Lagoas serão abertas na próxima semana

0
37

Daniel Pedra

Durante a Ação Global 2017, realizada neste sábado (27/05) em Três Lagoas (MS), o presidente da Fiems, Sérgio Longen, anunciou o período de pré-matrículas para os cursos do Sesi e do Senai que serão oferecidos no município no âmbito do programa Fiems Atuante. Os totens que receberão as pré-inscrições circularão pelos bairros a partir desta segunda-feira (29/05) e a previsão de início das aulas é o dia 10 de julho, mediante fechamento de turmas.

“Este é o momento ideal para destacar a importância do papel desempenhado pelos líderes comunitários. Nós, como representantes da indústria, do empresariado, podemos nos comprometer apenas a oferecer a oportunidade de capacitação, de qualificação. Mas educação é algo pessoal e intransferível, então dependemos do interesse da população. As lideranças comunitárias precisam percorrer o bairro, bater de porta em porta, nos ajudar a divulgar os cursos, reiterar que não serão abertas turmas se não houver demanda. O sucesso dessa empreitada, que resultará em melhoria de renda, em qualidade de vida para a população, depende também de vocês”, declarou Longen.

Celso José de Souza é uma dessas lideranças. Ele mora no Bairro Paranaguá e disse que já foi possível identificar o interesse dos moradores do bairro na ação desenvolvida pela Fiems. “Estamos promovendo uma reformulação na associação de moradores do bairro. Então toda nova ação que a gente divulga, desperta muito o interesse do pessoal. Garanto que conseguiremos público interessado em cursos nos três turnos”, estimou.

Para Zenilson Fernandes, líder comunitário no Bairro Guanabara, a proximidade é um fator que anima os moradores. “A possibilidade de fazer um curso no próprio bairro atrai a atenção do público. Por lá, temos muita demanda de cursos das áreas de mecânica automotiva e construção civil, então já estou envidando esforços para divulgar o Fiems Atuante, para mostrar aos moradores que eles terão a possibilidade de ter uma nova profissão com a chancela do Senai e de forma gratuita”, afirmou.

O Fiems Atuante subdividiu o município de Três Lagoas em cinco microrregiões, conta com auxílio de 37 lideranças comunitárias e vai oferecer 16 cursos gratuitos em sete salas de aula móveis. Os cursos do Senai, oferecidos de acordo com a demanda informada pelos líderes comunitários, serão os de assistente de recursos humanos, assistente de contabilidade, almoxarife, modelista de roupas, pedreiro de revestimento, instalador hidráulico, pintor de obras, operador de computador, auxiliar de produção de celulose, desenho mecânico e soldador na unidade móvel.

O Sesi, por sua vez, disponibilizará cursos presenciais e também na modalidade de educação a distância com os temas administre seu dinheiro, matemática aplicada, português aplicado, saúde mental e hábitos saudáveis, combate ao abuso e violência contra crianças e adolescentes e inclusão digital, além de levar atendimento médico-odontológico, ginecológico e oftalmológico por meio de outras dez unidades móveis disponíveis somente para os alunos que comparecerem assiduamente às aulas.