Precocidade dos animais é o destaque da etapa do Circuito Nelore de Qualidade de Nova Andradina (MS)

0
380

Paulo Santos

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e a Associação Sul-Matogrossense dos Criadores de Nelore (ASCN) divulgam os resultados da etapa do Circuito Nelore de Qualidade realizada na unidade da Friboi em Nova Andradina (MS). No total, participaram 539 animais, entre machos e fêmeas.

“Em relação aos machos avaliados, 77,2% apresentaram dentição de leite e 21,4% tinham 2 dentes incisivos permanentes, peso médio de 20,8 arrobas e 76,6% com acabamento mediano. Na avaliação das fêmeas, 92,6% apresentaram dentição de leite, com peso médio de 15,6 arrobas e 97,2% delas tinham acabamento mediano ou uniforme”, destaca Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB, responsável pelas avaliações.

“Os resultados de Nova Andradina evidenciam a contínua evolução da raça Nelore em termos de precocidade de terminação e qualidade de carne”, ressalta André Locateli, gerente executivo da ACNB.

Nas premiações do Circuito Nelore, o melhor lote de carcaças de machos foi conquistado por Adilton Boff Cardoso, que levou a Medalha de Ouro. Sandra Maria Massi ficou com a Medalha de Prata e Nelson Favaretto conquistou a Medalha de Bronze. Sandra também foi destaque no melhor lote de carcaças de fêmeas, ao conquistar a Medalha de Ouro. Tanto Adilton Boff como Sandra Massi são tricampeões dos campeonatos nacionais do Circuito Nelore de Qualidade. Os vencedores da etapa de Nova Andradina receberão 500 quilos de suplementos minerais da Matsuda, que serão entregues em suas propriedades com o acompanhamento da equipe técnica da empresa.

Circuito Nelore de Qualidade

Realizado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

 

Promovida desde 1999, neste ano a iniciativa, que também conta com o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal, aumentou de tamanho e terá 26 etapas em 10 estados. Cerca de 20 mil animais devem ser avaliados até o final do ano, chegando a uma marca recorde desde o lançamento do Circuito.

Mais informações: www.nelore.org.br/circuitonelore